Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Final da Supercopa Brasil de Futebol de 5 será transmitida no SporTV

CBDV

Na próxima sexta-feira, 28, terá início a Supercopa do Brasil de Futebol de 5, primeira competição oficial de 2020 promovida pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). O torneio reúne os três melhores clubes da Copa Loterias Caixa Série A de 2020, além do campeão da Série B. A final, marcada para as 11h (horário de Brasília) de domingo, 1º, terá transmissão ao vivo do SporTV.

Um dos grandes atrativos deste ano é a volta do clássico entre os atuais campeões da Agafuc-RS e o ICB-BA, que não participou da edição passada. Além de as equipes serem duas das mais vitoriosas da história do futebol de 5 brasileiro, os baianos se reforçaram com dois jogadores da seleção brasileira – Jardiel, vindo do Cedemac-MA, e Gledson, ex-Apadv-SP – para tentarem destronar os gaúchos, soberanos no país nos últimos três anos.

"O que me levou a jogar no ICB em 2020 foi que eles me ofereceram um projeto muito bom. Já é um time multicampeão, e eu tenho certeza de que jogar com eles vai ser muito importante para minha carreira e para os meus objetivos", afirma o ala Jardiel.

Fundada no fim de 2010, a Agafuc cresceu em meio a um período de hegemonia do ICB, que enfileirou consecutivamente seis de seus sete títulos nacionais entre 2009 e 2014. Foi justamente o clube de Canoas/RS quem interrompeu a série, em 2015, e conquistou as três últimas edições da Série A, além das duas da Supercopa realizadas até hoje (2018 e 2019).

"Já é certo que vamos ter pelo menos um enfrentamento na fase classificatória com o ICB. Sempre foi um grande clube e, nesse ano, se reforçou com dois jogadores diferenciadíssimos. Espero, como sempre, o grande clássico nacional dessa década", diz o meia Ricardinho, melhor jogador do mundo e líder da Associação Gaúcha de Futsal para Cegos.

O histórico entre os rivais comprova o equilíbrio. Em cinco confrontos, foram duas vitórias dos baianos, duas dos gaúchos e um empate. Confira:

2012 – Semifinal da Série A: ICB 3 x 2 Agafuc
2013 – não se enfrentaram
2014 – Final da Série A: ICB 2 x 0 Agafuc
2015 – Final da Série A: Agafuc 1 x 0 ICB
2016 – não se enfrentaram
2017 – Semifinal da Série A: Agafuc 1 x 0 ICB
2018 – Fase de grupos da Supercopa: Agafuc 1 x 1 ICB
2019 – não se enfrentaram

"O ICB vai como um dos favoritos, assim como a Agafuc, tanto na Supercopa quanto em qualquer outra competição. Mas favoritismo não entra em quadra. Estamos fazendo nosso trabalho, treinando, mas é chegar dentro de quadra e jogar nosso futebol", explica o ala Jefinho, camisa 10 do Instituto de Cegos da Bahia.

Sobre a Supercopa 2020
Além dos dois clubes já citados, participam do torneio a Apace-PB, convidada para o lugar do Cedemac-MA (vice em 2019 que abriu mão da sua vaga) e o Maestro-PR, campeão da Série B. Os quatro se enfrentam em turno único e os dois melhores avançam à decisão.

"As expectativas são grandes. Afinal, em dois anos de fundação, já estamos na Supercopa. Ficamos muito contentes por estar entre os melhores, ninguém chega até aqui sem uma equipe de qualidade", ressalta Renata Pozzi, diretora do time paranaense, cujo idealizador é o ex-jogador Ricardinho, campeão mundial em 2002 e com passagens por Corinthians e Santos, entre outros.

Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV)

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery