O Festival Paralímpico Loterias Caixa reunirá crianças com e sem deficiência de todo o Brasil no próximo sábado, 21, para uma manhã de vivências lúdicas de modalidades paralímpicas. O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2018, acontecerá em 120 núcleos espalhados pelas 27 Unidades Federativas do Brasil.
Até a manhã desta quarta-feira, 18, 20,7 mil crianças já estavam inscritas no evento. Cada núcleo do Festival possui sua própria ficha de inscrição, que deve ser enviada até sexta-feira, 20. Para a participação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, clique aqui.
Confira a lista de sedes do Festival Paralímpico neste link.
Veja perguntas e respostas sobre o Festival Paralímpico
Os núcleos do Festival vão receber ao menos três modalidades. No CT Paralímpico, em São Paulo, por exemplo, as crianças irão experimentar o atletismo, o badminton e o tênis de mesa.
A seleção de modalidades em cada município varia de acordo com as vocações da região e garante uma oferta diversa por todo o Brasil.
Na Região Nordeste, em João Pessoa (PB), as crianças poderão experimentar três modalidades: atletismo, futebol de cegos e taekwondo, no Centro de Referência do CPB no município. Para cada modalidade, haverá a presença de ao menos um medalhista dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 que irá interagir com as crianças participantes e incentivá-las: o velocista Petrúcio Ferreira, medalhista de ouro dos 100m da classe T47 (comprometimento físico-motor); o lançador Cícero Nobre, medalhista de bronze no lançamento de dardo da classe F57 (que competem sentados); a lutadora de taekwondo Silvana Fernandes, medalhista de bronze na categoria até 57kg; e os jogadores de futebol de cegos Jardiel Vieira e Maicon Junior, também medalhistas de bronze.
“Estas modalidades são muito fortes em nosso Centro de Referência. É muito interessante ter nossos campeões aqui no Festival, junto a seus treinadores, que serão responsáveis por direcionar algumas das atividades. Será uma integração muito interessante com os alunos, que pode inspirar aquelas crianças que, em sua maioria, vão experimentar as modalidades pela primeira vez. Com os campeões ali ao lado deles, os participantes perceberão que é possível ser um atleta de alto rendimento”, afirmou Fábio Vasconcelos, coordenador do Centro de Referência de João Pessoa e técnico da Seleção Brasileira de futebol de cegos.
Outro núcleo que terá como um de seus atrativos a possibilidade de praticar esportes ao lado de uma medalhista de Paris fica na região Norte, em Macapá (AP). Lá, haverá atletismo, tiro com arco e vôlei sentado. Wanna Brito, medalhista de prata no arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral) em Paris está confirmada e deverá mostrar sua técnica para as crianças participantes.
Alguns núcleos também aproveitam o Festival para apresentar modalidades que, apesar de não fazerem parte do programa dos Jogos Paralímpicos, podem aproximar as crianças com deficiência do esporte e atrair o interesse delas para a atividade física. É o caso do jiu-jitsu adaptado, que será oferecido em Manaus (AM), ao lado de vôlei sentado e badminton.
Em Ribeirão Preto (SP), na Região Sudeste, o destaque será o rúgbi em cadeira de rodas. Segundo o supervisor do Centro de Referência local, Erik Ávila, a modalidade foi escolhida em razão da parceria com a Associação Brasileira de Rugby em Cadeira de Rodas (ABRC). A cidade também receberá atletismo e goalball.
No Centro-Oeste, um dos destaques será o tênis em cadeira de rodas. A modalidade será realizada no Cetefe, em Brasília, Centro de Referência no qual treinam atletas que costumam frequentar o Circuito Internacional da modalidade. Ali está confirmada a presença da tocantinense Jade Lanai, que, em 2022, venceu a categoria Júnior do US Open, primeiro título de um Grand Slan conquistado por um atleta paralímpico brasileiro. O núcleo também receberá o tênis de mesa e a bocha.
Já em Campo Grande haverá o futebol PC (para paralisados cerebrais), modalidade que não está nos Jogos Paralímpicos, mas figura no principal evento paradesportivo continental, os Jogos Parapan-Americanos. O estado tem uma das principais equipes da modalidade, o Caira, vice-campeão brasileiro de 2023,e costuma ceder jogadores para a Seleção Brasileira, campeã parapan-americana em 2023, em Santiago, no Chile. A capital também terá tiro com arco e halterofilismo para as crianças participantes.
Núcleos que costumam fazer parte do Festival Paralímpico todos os anos também aproveitam o evento para oferecer novas modalidades. Em Santo ngelo (RS), os participantes poderão pela primeira vez experimentar o ciclismo a partir de uma handbike, veículo impulsionado com as mãos utilizado na modalidade por pessoas que não conseguem pedalar. O núcleo também vai oferecer atletismo e bocha.
O Festival Paralímpico terá duas edições neste ano. A de setembro celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e o Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Também haverá uma segunda edição em dezembro, no dia 7, sábado, em comemoração ao Dia Internacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3.
Em 2023, o Festival Paralímpico teve seu recorde de participantes, com duas edições (em maio e setembro) reunindo 21 mil crianças e jovens em cada uma delas, somando um total de 42 mil inscrições acumuladas.
O Festival foi realizado pela primeira vez em 2018, com 48 locais e mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos. Em 2022, foram atendidas 15 mil crianças.
Imprensa
O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para imp@cpb.org.br, com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.
Serviço
Festival Paralímpico Loterias Caixa
Data: 21 de setembro (sábado)
Horário: das 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br
Patrocínios
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do Festival Paralímpico
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)