Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Expo Brasil Paralímpico: terceiro dia aborda novidades nos modelos de gestão e governança do paradesporto

Paulo Losinskas e Eduardo Diniz palestram durante Expo Brasil Paralímpico | Foto: Alessandra Cabral/CPB

O Expo Brasil Paralímpico chegou, nesta sexta-feira, 22, ao seu terceiro dia de programação no São Paulo Expo, zona sul da capital paulista, com foco em novidades relativas à governança e aos modelos de gestão que têm elevado o nível do paradesporto brasileiro nos últimos anos.

Realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em parceria com a 19ª Reatech, uma das feiras mais importantes da América Latina dedicadas à promoção da acessibilidade e da qualidade de vida das pessoas com deficiência, o evento apresenta o Movimento Paralímpico ao grande público e conscientiza sobre o esporte na vida das pessoas com deficiência.

EXPO BRASIL PARALÍMPICO: PRIMEIRO DIA MOSTRA COMO CPB MUDOU A LÓGICA DO DESENVOLVIMENTO DO PARADESPORTO
EXPO BRASIL PARALÍMPICO: SEGUNDO DIA TRAZ IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO PARALÍMPICO PARA UM MUNDO MAIS INCLUSIVO

Certificado em Gestão de Compliance e Prevenção ao Suborno nas normas ISO 37001 e 37301, o CPB mostrou ao público a importância em transformar o que antes era um programa de governança em um verdadeiro sistema de integridade e preservação da entidade.

“Hoje, o CPB movimenta cerca de R$ 120 milhões nos repasses às confederações, e isso, por si só, já seria justificativa para um sistema robusto de governança, mas quando esse valor tem origem pública, isso se torna quase que mandatório. É um jeito de mostrar e comprovar o uso adequado e transparente dos recursos, de prestar contas à população e todas outras partes interessadas, atrair interesse de empresas idôneas como patrocinadoras, parceiras etc”, disse Eduardo Diniz, líder de Compliance do CPB.

Junto com ele em uma das palestras do Expo Brasil Paralímpico, Paulo Losinskas, diretor de Governança Corporativa e Controles do CPB, explicou, passo a passo, como o CPB percorreu todo o caminho de construção desse departamento.

“A partir de 2021, o CPB iniciou a transformação da sua governança, com criação de um Conselho de Administração com maioria de Conselheiros Independentes e fez a revisão de todas as suas políticas e normativos internos. Em 2023, o Compliance se tornou um departamento autonômo na estrutura e, depois, em 2024, identificamos que atingimos a maturidade do sistema para buscar as certificações ISO relacioandas com a governança. Agora, já certificados, o CPB, líder do Movimento Paralímpico, está ainda mais pronto para seguir atuando com total lisura, transparência e idoneidade, impactando positivamento toda a pratica e imagem do segmento, o que pode auxiliar na atração de patrocinadores e novas parcerias”, ressaltou Paulo.

Para eles, este é um dos pontos de sucesso do modelo de gestão que tem levado o paradesporto brasileiro à primeira prateleira mundial, algo que foi comentado por Marcos da Costa, secretário paulista dos Direitos da Pessoa com Deficiência, durante o podcast Além do Pódio, realizado diariamente durante o evento, em parceria com o UOL Esporte e transmitido no canal do YouTube do portal e do CPB.

“A política pública de apoio é primordial em um modelo de gestão que ajude a desenvolver o esporte paralímpico. Atletas precisam de suporte profissional, financeiro, emocional etc, e um sistema integrado de gestão, governança e política torna possível coisas como, por exemplo, a construção de um centro de treinamento de primeiro mundo, como é o do CPB, e a iminente assinatura do contrato de projeto arquitetônico do velódromo, que iremos construir em breve”, afirmou o secretário.

Falando em expansão, o CPB divulgou alguns dos planos para o próximo ano. “A ideia é expandir o trabalho com o público jovem em até 40% em 2025. Temos ações planejadas para atingir muitas cidades além das capitais e dos grandes centros, pois sabemos que não apenas temos grandes talentos nesses lugares, mas principalmente pessoas com deficiência que precisam de acolhimento e inclusão”, revelou Filipe Barboza, coordenador de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

Vale lembrar que o Expo Brasil Paralímpico também é palco do VII Congresso do Paradesporto Internacional, uma ação da Academia Paralímpica Brasileira (APB) para divulgar o conhecimento científico produzido nos diferentes contextos do esporte paralímpico e suas vertentes, com oportunidades para profissionais e estudantes trocarem suas experiências em treinamento, formação, avaliação, carreira do atleta, classificação esportiva, gestão, saúde e inovações tecnológicas no esporte paralímpico. O evento segue até sábado, 23, no espaço Expo São Paulo, e as inscrições são gratuitas por meio deste link.

Serviço
Expo Brasil Paralímpico + Reatech 2024 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: até 23 de novembro
Horário: a partir das 10h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Guarani São Paulo – SP
Credenciamento gratuito para o Expo Brasil Paralímpico: neste link
Mais informações: expobrasilparalimpico.com.br e congressoparadesportivo.cpb.org.br

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery