Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Estados do Sul compartilham experiências no Seminário Escolar em SC

Durante três dias, mais de 150 professores das redes estaduais, municipais e particular de ensino dos três Estados da Região Sul trocaram experiências sobre a prática esportiva para pessoas com deficiência em idade escolar. Eles participaram da segunda edição do Seminário Escolar Paralímpico, desde a quarta-feira, 4, até esta sexta-feira, 6, no Instituto Estadual de Educação, no centro de Florianópolis, Santa Catarina. 

A primeira edição do Seminário Regional Escolar Paralímpico ocorreu em março, em Belém, Pará, para atender a profissionais da área educacional de quatro estados da Região Norte. Em cada edição dos seminários, os inscritos participam de cursos, palestras, mesas redondas, conferências e apresentações de trabalhos científicos.

Em Florianópolis, o Governo do Estado subsidiou o transporte, a alimentação e a hospedagem de mais de 80 professores da sua rede de ensino para participar das palestras, debates e mini-cursos promovidos e organizados pela Academia Paralímpica Brasileira, departamento educacional do Comitê Paralímpico Brasileiro. 

“Comemoramos o fato de o CPB difundir o conhecimento de seus profissionais para fomentar a iniciação esportiva na escola, que é onde tudo começa. Quando o Comitê descentraliza suas ações e traz para Florianópolis um seminário desta importância, ganhamos nós, catarinenses, assim como nossos vizinhos do Paraná e do Rio Grande do Sul”, explicou Roberto Ferreira, da diretoria de gestão da rede de ensino da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.

Vale ressaltar que Santa Catarina é um dos grandes celeiros do esporte paralímpico brasileiro, sobretudo por meio dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). O estado sagrou-se campeão das Paralimpíadas Escolares de 2014 e foi vice-campeão em 2017, atrás apenas de São Paulo, onde ocorrerá a edição 2018 do evento.

Os paranaenses aproveitaram o Seminário Escolar Regional Paralímpico na capital de Santa Catarina para compartilhar suas experiências no paradesporto e assimilar novos métodos. “Somos os melhores do Brasil nos Jogos Escolares promovidos pelo COB [Comitê Olímpico do Brasil] na faixa etária de 12 a 14 anos, mas este sucesso não se repete no paradesporto, quando terminamos na 7ª colocação no quadro de medalhas nas Paralimpíadas Escolares de 2017. Estamos assimilando o que podemos aprender com os catarinenses para incrementar nosso desempemnho e este Seminário está ajudando muito”, explicou Margarete Ottobeli, da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

Já para Jefferson Oliveira, coordenador do paradesporto no governo municipal de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Seminário auxilia na comunicação entre os estados e o CPB. “Para nós, que em nível escolar ainda não está no patamar de Paraná e Santa Catarina, quanto mais informações absorvermos aqui, melhor será o nosso trabalho com os alunos com deficiência. Está sendo fundamental participar deste Seminário”, explicou.

O Rio Grande do Sul foi às Paralímpiadas Escolares de 2017 com 50 atletas e terminou na 10ª colocação no quadro de medalhas. 

A agenda dos seminários promovidos pelo CPB segue firme em abril. Ainda neste mês, será realizado o evento voltado à região Nordeste, em Natal, Rio Grande do Norte, de 25 a 27. Na primeira semana de maio será a vez de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, de 2 a 4 de maio. Depois, o evento retornará à região Norte de 23 a 25 de maio em Manaus, Amazonas. Por fim Belo Horizonte, Minas Gerais, de 6 a 8 de junho.

Para mais informações sobre os cursos e a agenda, acesse a agenda. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery