Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Esquiadores paralímpicos brasileiros vão às pistas de neve chinesas pela 3ª vez, na madrugada de sábado, 12

Guilherme Rocha é um dos esquiadores brasileiros que voltam às pistas nesta madrugada para a prova de média distância do esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022. Foto: Ale Cabral/CPB

Os cinco integrantes da equipe brasileira de esqui cross-country nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 voltam às pistas nevadas das montanhas chinesas a partir da 1h30 da manhã deste sábado, 12. 

A paranaense Aline Rocha, os paulistas Guilherme Rocha e Wesley Vinicius dos Santos, o rondoniense Cristian Ribera e o paraibano Robelson Lula representarão o Brasil na prova de meia distância. Para os homens, será necessário cumprir 10km, enquanto que no feminino a distância é de 7,5km.

O Brasil conta com seis atletas na delegação dos Jogos Paralímpicos de Inverno em Pequim 2022. Além dos esquiadores, o snowboarder gaúcho André Barbieri concluiu sua participação na madrugada desta sexta-feira, 11, com a 13ª colocação na prova de banked slalom – mesma posição em que figurou nas disputas do snowboard cross, na segunda-feira, 7. Esta é a maior missão brasileira nos Jogos de Inverno. A edição pequinesa chega ao final na manhã (do Brasil) do domingo, 13. 

A prova de meia distância do cross-country desta madrugada de sábado será a terceira aparição da equipe de esquiadores brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2022. Eles já se fizeram presentes na disputa de longa distância, nas primeiras horas (no Brasil) da segunda-feira, 7. E também no sprint, na madrugada de quarta-feira, 9.

Ribera foi o melhor brasileiro nas duas oportunidades. Na primeira, ele foi o 14º colocado, e no sprint, 9º. Já Aline, terminou na 10ª colocação na prova rápida da quarta-feira, que não é sua especialidade. 

“O percurso da prova de meia distância é um pouco diferente dos demais, vai ter partes mais planas, é tudo ou nada, eu vou tentar entregar meus 110%, muito forte desde o início para tentar a melhor colocação”, projeta Aline Rocha, que foi quinta colocada no meia distância do Campeonato Mundial, em janeiro deste ano, em Lillehammer, na Noruega.

O paulista Guilherme Rocha comparou seu desempenho no sprint e na prova longa para elaborar uma estratégia para sua apresentação deste sábado, 12. “Tentei entender os pontos onde perdi velocidade, fiz análise em pista também, não estou satisfeito ainda, porque sempre pensamos na medalha. Sei que estamos treinando muito para isso, cada prova é uma evolução, estamos no caminho certo. Talvez não seja hoje ou amanhã, mas um dia estaremos no topo”, disse Guilherme, 25, que perdeu a perna em um acidente de trânsito, e acumula a 18ª colocação no sprint e 19ª na longa.

Já o paraibano Robelson Lula prometeu imprimir um ritmo forte do começo ao final para tentar figurar numa posição em que chegou muito próximo nas provas que disputou em Pequim. “Analisei a minha performance nos 18km e para estes 10km eu vou dar meu máximo nas três primeiras voltas e na quarta volta darei meu último gás para fazer um bom tempo e tentar buscar o top 15 ou top 20”, explicou o atleta que foi 20º na longa e 21º no sprint. 

O paulista Wesley Vinicius dos Santos pretende manter o ritmo da primeira à última volta. “Estou feliz com meu desempenho até aqui, com a técnica que tenho apresentado, nas curvas e nas subidas, acredito que tenho feito uma boa participação. Mas vou tentar controlar mais o pace, fazer voltas mais constantes, não quero deixar variar muito da primeira para última e ser mais técnico em algumas partes”, comentou o esquiador de Jundiaí, que completou 24 anos na quinta-feira, 11. 

Confira a programação completa dos atletas brasileiros até o fim dos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 e onde assistir:

Sábado, 12 de março
1h30 – Finais do esqui cross-country masculino e feminino média distância (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).

23h – Revezamento misto do esqui cross-country.
Ao vivo no SporTV2 

Domingo, 13 de março
9h – Cerimônia de encerramento
Ao vivo no SporTV2

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery