A Copa das Federações de tênis em cadeira de rodas acabou no último sábado, 19, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com o Espírito Santo como campeão. Foram 22 pontos, mesma pontuação do segundo colocado Distrito Federal, que levou desvantagem no saldo de vitórias. Santa Catarina terminou na terceira posição (20 pontos).
O torneio foi realizado em nove dias e contou com 70 atletas dividido em quatro categorias: Masculino Open – Divisão A, Masculino Open – Divisão B, Feminino Open – Divisão A e Quad-exibição (que não contou pontos para o ranking brasileiro).
Os capixabas garantiram o título depois conquistarem o primeiro lugar no Masculino Open – Divisão B e o terceiro lugar no Feminino Open – Divisão A. No último sábado, foram realizadas as finais da categoria Feminino Open – Divisão A, em que o Distrito Federal venceu Minas Gerais, por 3 a 0. Na disputa de terceiro lugar, o Espírito Santo venceu Rondônia, por 3 a 0.Na disputa do Quad-exibição, que também terminou neste sábado, o Rio de Janeiro ficou com o título, o Espírito Santo com vice-campeonato e o Tocantins com o terceiro lugar.
“Essa edição foi um sucesso absoluto. Tivemos os melhores jogadores do Brasil aqui competindo e isso mostra como a modalidade cresce a cada dia e que o investimento que oferecemos faz o esporte acontecer. Já temos a expectativa de colocar a categoria Quad na classificação oficial e incrementarmos a categoria Juniors como experimental”, destacou o vice-presidente da CBT, Jesus Tajra.
Classificação geral da Copa das Federações de tênis em cadeira de rodas:
1° Espírito Santo – 22 pontos
2° Brasília – 22 pontos
3° Santa Catarina – 20 pontos
4° Minas Gerais – 18 pontos
5° Goiás – 16 pontos
6° São Paulo – 14 pontos
7° Rondonia – 14 pontos
8° Rio de Janeiro – 12 pontos
9° Rio Grande do Norte – 8 pontos
10° Maranhão – 6 pontos
11° Tocantins – 4 pontos
12° Acre – 4 pontos
13° Rio Grande do Sul – 3 pontos
14° Alagoas – 2 pontos
15° Paraíba – 2 pontos
16° Paraná – 2 pontos
17° Ceará – 2 pontos
18° Amapá – 2 pontos
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Assessoria de Imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br).