Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Escola Paralímpica do CPB conquista 40 medalhas nas Paralímpiadas Escolares

Foto: Douglas Magno / Exemplus / CPB

A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) subiu ao pódio 40 vezes nas Paralímpiadas Escolares. A 13ª edição da competição que é a maior do planeta para atletas com deficiência em idade escolar reuniu por três dias mais de 1.200 competidores em 12 modalidades nas dependências do Centro de Treinamento Paralímpico, na cidade de São Paulo.

As Escolinhas Paralímpicas são um projeto do CPB que tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em oito modalidades paralímpicas. Cerca de 500 alunos frequentam as aulas desde o início das atividades.

Nesta edição das Paralímpiadas Escolares, os alunos das Escolinhas conquistaram 40 medalhas: dezessete de ouro, quinze de prata e oito de bronze.

Gabriel Antônio Guimarães, de 14 anos, faturou três ouros no atletismo: nos 75m, nos 250m e nos 1000m, as três provas em que competiu. Natural de Osasco, ele teve retinoblastoma (o câncer de olho infantil mais comum) aos 40 dias de vida, o que o tornou deficiente visual. Esta é a sua segunda Paralímpiada Escolar. No ano passado o atleta também conquistou três ouros (60m, 150m, arremesso de peso).

"Comecei no Centro de Formação em março do ano passado. No início desse ano, fui chamado para a seleção brasileira. Antes disso, não praticava nenhum esporte. Sem o projeto, não teria conseguido nada que eu consegui até hoje e nem o que ainda vou conseguir. Quero seguir no atletismo e me tornar um grande atleta."

O programa é quase em sua totalidade financiado com recursos próprios do Comitê Paralímpico Brasileiro, mas conta com a parceria das prefeituras municipais de Diadema, São Bernardo, Ribeirão Pires, cidade de São Paulo, Mairinque e com o Instituto Padre Chico, instituição paulistana especializada em ensino para deficientes visuais. As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos nos municípios parceiros. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras em dois horários: 14h às 15h30 e das 16h às 17h30 e às terças e quintas-feiras em três horários: 9h às 10h30 (Atletismo, Natação e Tênis de mesa);14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail:  escolaparalimpica@cpb.org.br

Confira abaixo os medalhistas das Escolinhas Paralímpicas nas Paralímpiadas Escolares:

Ouro
Atletismo – Gabriel Antonio Guimarães (75m, 250m, 1000m), João Victor Jacob (75m, 250m, salto em distância), Mirian Vitória (100m, 400m), Wellington Eri Souza (disco).
Natação – Kevin Melo Lino Jesus – (50m peito, 50m costas, 50m borboleta, 50m livre); Lucas Stanguine de Carvalho (200m medley)
Tênis de mesa – Andrew Guilherme dos Santos (individual e equipes)
Voleibol Sentado – Renizia Souza, João Vitor Marin, Giovanna Oliveira, Nathalia Sueli Juvêncio

Prata
Atletismo – Wellington Eri Souza (75m, 250m)
Bocha – Gabriele Rodrigues e Emerson Cruz
Judô – Reinaldo Oliveira Santos – até 63kg
Goalball feminino – Amanda Beatriz Saturnino Braz, Erivanha De Moura Sousa, Sarah Santana Da Silva,
Goalball masculino – Jhoily Thaiualy Da Cruz Santana, Braian Araújo
Tênis de mesa – Danielli Silva Oliveira, Gustavo Gabriel dos Santos Silva – individual e equipe, Nicole Ferreira Rodrigues dos Santos – individual
Natação – Bárbara Brito Cruz – (50m costas); Isabella Luiza Guazzelli (200m livre, 100m costas); Lucas Stanguine de Carvalho (100m livre, 100m peito, 50m livre)

Bronze
Judô – Reinaldo Oliveira Santos – no absoluto
Natação – Bárbara Brito Cruz – (100m medley, 50m costas, 50m livre); Isabella Luiza Guazzelli (100m livre)
Tênis de mesa – Gustavo Gabriel dos Santos Silva, Nicole Ferreira Rodrigues dos Santos – individual; Karina Bezerra Becker Moura – equipe

Futebol de 5 – Kauã Oliveira, Marco Antonio Batista, Anael Oliveira – sexto lugar

Patrocínio
As Paralimpíadas Escolares têm patrocínio das Loterias Caixa.
 
As Paralimpíadas Escolares contam com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo.
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery