Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Escola Paralímpica de Esportes: saiba tudo sobre o projeto do CPB no CT Paralímpico, em São Paulo

Foto: Daniel Zappe/CPB/MPIX

A Escola Paralímpica de Esportes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem como objetivo promover a iniciação de crianças com deficiência física, visual e intelectual na faixa etária de 10 a 17 anos em nove modalidades paralímpicas. As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico, no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

O projeto espera atender 600 crianças nesse semestre, com a possibilidade de chegar até 660. É importante ressaltar que podem participar apenas residentes na cidade de São Paulo e municípios vizinhos, e que estejam matriculadas em rede de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para mais informações sobre o projeto, entrar em contato pelo e-mail: formacaoesportivaparalimpica@cpb.org.br

FICHA DE INSCRIÇÃO

O CPB já tem cadastrados 700 alunos, mas apenas 530 frequentam as aulas, desde o início das atividades, em 2 de abril. Trabalham no Centro de Formação Esportiva oito profissionais de educação física e 12 estagiários da área, além dos componentes da Coordenação de Esporte Escolar que é formada por quatro profissionais. Atualmente não há vagas disponíveis para profissionais.

As nove modalidades oferecidas são: atletismo, bocha, futebol de 5, goalball, judô,  parabadminton, natação, tênis de mesa e vôlei sentado. Todas compõem o atual programa dos Jogos Paralímpicos. Até o momento, restam 60 vagas para deficientes físicos e outras 60 deficientes para visuais. O contingente de estudantes com deficiência intelectual já atingiu o limite da capacidade de atendimento dos profissionais do CPB. Deficientes auditivos não são atendidos pelo projeto porque não integram o programa do Comitê Paralimpico Internacional (IPC, sigla em inglês) e de suas filiadas.

O programa é quase em sua totalidade financiado com recursos próprios do Comitê Paralímpico Brasileiro, mas conta com a parceria das prefeituras municipais de Diadema, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Pires, Mauá, Rio Grande da Serra, cidade de São Paulo, Mairinque e com o Instituto Padre Chico, instituição paulistana especializada em ensino para deficientes visuais. As crianças recebem uniforme e lanche durante o período que estão no CT Paralímpico. Também é oferecido transporte em locais estratégicos nos municípios parceiros. Todos os serviços são oferecidos gratuitamente. Os alunos são atendidos dois dias por semana, divididos em turmas às segundas e quartas-feiras, e às terças e quintas-feiras em dois horários: 14h às 15h30 e das 16h às 17h30.

A cada mês será realizado um festival com todos os participantes. O primeiro será no dia 28 de abril com o tema goalball. Cada aluno poderá trazer um amigo da mesma faixa etária poderá trazer uma criança, de 10 a 17 anos, com ou sem deficiência, para participar das atividades.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail escolaparalimpica@cpb.org.br contendo idade, tipo de deficiência e a cidade de residência ou pessoalmente no CT Paralímpico (Rodovia dos Imigrantes, km 11.5, São Paulo), com o departamento de Coordenação de Esporte Escolar. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery