Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Em sua primeira convocação, atleta realiza sonho no Regional Open de bocha

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe até sábado, 26, o BISFed São Paulo Regional Open. A competição compõe o calendário da Federação Internacional de Bocha (BISFed) e tem a participação de 42 atletas de oito países: Chile, Canadá, México, Equador, Panamá, Costa Rica, Peru e Brasil. A Seleção Brasileira conta com 11 representantes, composta por atletas experientes e medalhistas em Jogos Paralímpicos, como Maciel Santos, e outros que participam pela primeira vez de um evento internacional, como Andreza Vitória de Oliveira.

Nesta quinta-feira, 24, a pernambucana poderá realizar um de seus sonhos: jogar ao lado de seu ídolo, Maciel Santos (BC2), na prova por equipes.“Nesta competição pude conhecer o Maciel, estamos em quartos próximos e ele tem conversado muito comigo. Conta a mim suas experiências e me dá conselhos. Isso tem sido muito bom”, comentou Andreza.

Praticante de bocha há 3 anos, Andreza foi convocada para Seleção pela primeira vez para o Regional Open, em São Paulo. Nesta competição, a atleta passou pela reclassificação funcional e trocou de categoria. Anteriormente, pertencia a classe BC2, que não precisa de nenhuma espécie de auxílio, agora Andreza é da BC1, que utiliza de assistente para posicionamento da cadeira e entrega das bolas de jogo. 

Aos dois anos de idade, ela começou a perder alguns movimentos corporais e a ter dificuldade na fala. Alguns anos depois foi diagnosticada com Síndrome de Leigh, doença degenerativa no sistema nervoso central, que a deixou com restrições motoras e fala comprometida. Neste ano, a jogadora ainda disputará, representando seu estado, as Paralimpíadas Escolares, em novembro, no CT Paralímpico. Essa será sua quarta e última participação.

“A bocha mudou a minha vida. Antes, apenas ia para a escola. Precisava da minha mãe para tudo. Agora tenho mais autonomia”, declarou. 

Algumas partidas da competição poderão ser acompanhadas pelo canal da ANDE no YouTube. Os jogos com presença de brasileiros serão comentados pelos medalhistas Dirceu Pinto e Evani Calado. Confira o cronograma do Regional Open São Paulo.

Este ano, a modalidade ainda terá o Campeonato Mundial, em agosto, em Liverpool, na Inglaterra. O Brasil já está classificado para esta competição com 11 atletas, número máximo de integrantes por equipe. 

As competições oficiais da BISFed têm quatro pesos diferentes na contagem de pontos para o ranking mundial. As posições de cada atleta ou equipe são multiplicadas pelo valor do coeficiente da competição. Para o Open Regional o coeficiente é 1. Open Mundial tem coeficiente 2, os campeonatos regionais (Copas América, Europeia e Asiática) têm coeficiente 3, Campeonato Mundial e Jogos Paralímpicos têm coeficiente 4.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery