Esgrimistas brasileiros terminaram o primeiro dia de competições do Regional das Américas da modalidade, em São Paulo, com muitos motivos para comemorar. Além das 10 medalhas conquistadas – três de ouro, três de prata e quatro de bronze -, a equipe verde e amarela ainda conquistou três vagas diretas para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
O país já tinha um atleta garantido no maior evento paralímpico do mundo – Jovane Guissone -, mas os planos da comissão técnica era aumentar ao máximo o número de participantes. “Hoje já completei os três que imaginei que seria possível. Agora ainda acho que dá para entrar mais um nesta lista”, observou César Augusto Leiria, técnico-chefe da Seleção Brasileira.
A esgrimista que vai representar o Brasil em Jogos será Mônica Santos, categoria A. A gaúcha foi a campeã no florete com direito a torcida da família e muita emoção. “Ter minha filha e meu marido aqui torcendo por mim com certeza foi um empurrão a mais. Fui campeã no ano passado, mas sem a presença deles. Hoje a festa foi completa”, disse a esgrimista.
Os outros dois atletas do Brasil que subiram ao ponto mais alto do pódio e celebraram a medalha e a garantia das Paralimpíadas foram Fábio Damasceno, que superou Moacir Ribeiro na final da espada categoria A; e Rodrigo Massarutt, que foi o campeão da espada categoria B.
Além das disputas na espada categorias A e B, no florete categoria A, a competição também realizou a prova de sabre categoria B masculino, vencida pelo canadense Pierre Mainville.
O Regional das Américas se estende até o domingo, 26, no Novotel Center Norte, em São Paulo. Nesta sexta, serão realizados os torneios de florete categorias A e B masculino e espada categoria A feminino. No sábado, as provas em equipe de espada e florete entram em cena para o encerramento do campeonato.
Confira as medalhas conquistadas hoje pelo Brasil:
Ouro
Mônica Santos – florete A
Rodrigo Massarutt – espada B
Fábio Damasceno – espada A
Prata
Karina Maia – florete A
Jovane Guissone – espada B
Moacir Ribeiro – espada A
Bronze
Rodrigo Massarutt – sabre B
Vanderson Chaves – espada B
Derik Burbella – espada A
Rudineia Mânica – florete A
Convênio – Ministério do Esporte
A participação da Seleção Brasileira de esgrima em cadeira de rodas no Regional das Américas é custeada por um convênio entre o Ministério do Esporte e o Comitê Paralímpico Brasileiro.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Rafael Maranhão
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Ronaldo Rodigheri
Elder Barros (estagiário)
Maria Louiza Oliveira (estagiária)