Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Domingo, 21, marca despedida do Meeting Loterias Caixa do CT Paralímpico com provas de atletismo e halterofilismo

Atleta realiza prova do salto em altura durante Meeting Loterias Caixa no CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

Nota atualizada às 18h55 do dia 20 de novembro de 2021

O Meeting Loterias Caixa se despede da etapa do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, neste domingo, 21, com as últimas disputas de atletismo e halterofilismo que vão acontecer em boa parte do dia. Com 493 atletas inscritos nas modalidades de atletismo, halterofilismo e natação, esta etapa da capital paulista foi a maior de todas as realizadas até aqui neste ano.

Neste domingo, pelo atletismo, devem acontecer as provas de pista dos 100m, 200m, 400m, 800m, 1.500m e 5000m, dos saltos em altura, triplo e em distância, além das provas de campo de arremesso de peso e lançamento de dardo e de disco.

Já pelo halterofilismo, as últimas disputas no masculino devem acontecer no período da manhã, já que as participações femininas aconteceram neste sábado, 20. Ao todo, foram 69 halterofilistas que participaram do evento.

No geral, o evento contou com a presença de medalhistas nos Jogos de Tóquio, como os nadadores Talisson Glock, Ana Karolina, Cecília Araújo, Eric Tobera, Felipe Caltran, e os lançadores Alessandro Silva e Julyana Silva, além de outros nomes importantes do paradesporto nacional, como Lorena Spoladore.

Neste sábado

Entre os destaques das provas deste sábado, 20, a campeã paralímpica Beth Gomes chegou a bater o recorde mundial no arremesso de peso pela classe F52 ao atingir a marca de 8,15m, acima do índice anterior de 7,80 registrados por ela mesmo em 2019.

A prova, porém, não faz parte do Mundial de atletismo e do programa dos Jogos Paralímpicos pela sua classe, voltada a atletas com deficiência nos membros inferiores e que competem em cadeiras de rodas. O recorde também não será homologado pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). 

À tarde, Beth realizou o lançamento de disco a 16,44 m, prova em que foi campeã paralímpica em Tóquio com a marca de 17,62 m.

Já o velocista Lucas Lima, sétimo colocado na prova dos 100m da classe T47 (para amputados de braço) nos Jogos de Tóquio, fez o bom tempo de 22s43 na prova dos 200m pela mesma classe e ficou próximo do recorde nacional da prova de 21s10, de Petrúcio Ferreira, em 2019.

Já pelo halterofilismo, além dos recordes brasileiros pela manhã com a carioca Tayana Medeiros, na categoria até 86 kg, da ADAAN-RJ, e o amazonense Lucas Galvão (até 49 kg), outros atletas convocados para representar a Seleção Brasileira no Mundial da modalidade, que acontece de 27 de novembro a 5 de dezembro, em Tbilisi, na Geórgia, fizeram boas marcas no período da tarde e ficaram com o título em suas categorias.

O paulista Bruno Carra, ouro no Parapan de Lima 2019, foi o melhor ao levantar 160 kg na categoria até 59 kg, na categoria open sênior. Já o catarinense Ezequiel Correa, entre os adversários até 75 kg, se destacou ao levantar 177 kg de peso. Na categoria júnior, também pela categoria até 59 kg, o convocado Clayton Costa ergueu 103 kg e ficou com a primeira colocação.

Após as competições na Capital, o estado paulista ainda receberá etapas em Sertãozinho (atletismo) e Araraquara (natação) no próximo dia 27. 

Depois, mais quatro estados sediarão ao menos uma etapa de atletismo, natação e/ou halterofilismo até o dia 12 de dezembro: Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Rio Grande do Norte (Natal) e Ceará (Fortaleza). 
Ao todo, dez estados e o Distrito Federal vão ter sediado ao menos uma etapa do Meeting Loterias Caixa em 2021. Todas os eventos têm sido realizados com os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB – confira aqui.

Patrocínios
O paratletismo tem o patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e o halterofilismo têm o patrocínio das Loterias Caixa.

Catálogo
Confira aqui o catálogo do Meeting de halterofilismo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery