Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Disputas das Paralimpíadas Escolares 2024 começam nesta quarta-feira, 27, com recorde de atletas

O jovem paulista Jonathan Lucas Ramos, 16, discursa durante cerimônia de abertura das Paralimpíadas Escolares 2024 | Foto: Ale Cabral / CPB

*Nota atualizada às 19h27

As Paralimpíadas Escolares, maior evento esportivo para crianças e jovens com deficiência do mundo, começaram na noite desta terça-feira, 26, com a cerimônia de abertura no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A solenidade foi transmitida ao vivo no canal do YouTube do Comitê Paralímpico Brasileiro.

A iniciativa, idealizada e realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), contará com a participação de mais de 2.000 atletas em idade escolar, dos 26 estados e do Distrito Federal, em competições de 13 modalidades. O número de inscrições para a edição deste ano é recorde. Supera as 1.800 registradas no ano passado, a maior quantidade de participantes até então.

A cerimônia ainda contou com a presença de autoridades ligadas ao Movimento Paralímpico. Além de membros da diretoria do CPB, como o presidente Mizael Conrado e o vice Yohansson Nascimento, estiveram presentes Iziane Marques, secretária nacional de excelência esportiva do Ministério do Esporte; Marcos da Costa, secretário da secretaria estadual dos direitos da pessoa com deficiência; Silvia Grecco, secretária da secretaria municipal dos direitos da pessoa com deficiência; Analine Castro, primeira-dama do estado do Rio de Janeiro; Fred Pacheco, deputado estadual pelo Rio de Janeiro e presidente da comissão da pessoa com deficiência da assembleia legislativa do Rio; e Marcos Santos, presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro.

“Iniciamos há dois anos, as etapas regionais das Escolares. E, em 2024, tivemos a alegria de realizar 27 Meetings Paralímpicos, um em cada capital do país, com as Seletivas dessa competição. Essa será a maior Paralimpíadas Escolares da história. Esse crescimento é um reflexo direto do sucesso dos resultados históricos que obtivemos ao longo do ciclo e nos Jogos Paralímpicos de Paris. Os ídolos inspiram novas gerações e isso faz aumentar o interesse da sociedade no esporte para pessoas com deficiência”, discursou Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008), eleito melhor do mundo na modalidade em 1998 e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

“As Paralimpíadas Escolares proporcionam a identificação dos alunos que serão os futuros atletas representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos. Quero desejar a todos muito sucesso, boa sorte nas competições. Esperamos que vocês possam desfrutar de nosso Estado de São Paulo durante a estadia de vocês por aqui”, completou Marcos da Costa, secretário da secretaria estadual dos direitos da pessoa com deficiência.

Durante a solenidade, que ocorreu na pista indoor de atletismo do CT Paralímpico, teve um desfile de portas-bandeiras para cada uma das 27 unidades federativas do Brasil que vão competir nesta edição. A cerimônia ainda teve o juramento dos atletas, conduzido pelo paulista Jonathan Lucas Ramos, 16, que vai competir pela bocha.

“Quero parabenizar o presidente Mizael Conrado, que desenvolve um trabalho tão essencial para a vida dos nossos filhos, dos nossos atletas. E isso tem feito a diferença quando o Brasil vai para uma edição de Jogos Paralímpicos, como em Paris. O importante é que hoje vocês estão aqui para mostrar para a sociedade que vocês existem e que precisam ter oportunidades. O esporte transforma a vida das pessoas com deficiência. Quando vocês conhecerem cada canto do Centro de Treinamento Paralímpico, vocês vão perceber o quanto são respeitados e que são verdadeiramente incluídos”, afirmou Silvia Grecco, secretária da secretaria municipal dos direitos da pessoa com deficiência, durante sua fala no palco.

A competição é realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2006, quando surgiu com a alcunha de “Paralímpicos do Futuro”, mantida até 2007. Após o hiato de um ano, voltou com o nome que ostenta até hoje: Paralimpíadas Escolares.

“Sabemos que o esporte é transformador na vida de todos. É a oportunidade de estar aqui, no CT Paralímpico, com toda essa estrutura maravilhosa para os atletas. Esperamos que vocês possam aproveitar essa oportunidade e levar essa experiência para o resto da vida de vocês. Parabéns também aos familiares, aos pais, às mães, que sempre estão ao lado desses jovens e estimulando eles a praticarem esporte”, falou Analine Castro, primeira-dama do estado do Rio de Janeiro.

Entre os participantes confirmados nas Paralimpíadas Escolares 2024 estão o mineiro Arthur Xavier, 17, medalhista de bronze no revezamento 4x100m livre na classe S14 (deficiência intelectual) nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024,  e a paulista Alessandra Oliveira, campeã dos 100m peito para a classe S4 (comprometimento físico-motor) nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em 2023.

Dentre os inscritos, 1.010 estão nas provas de atletismo, modalidade com mais participantes. Em segundo, estão a natação (323) bocha (156), tênis de mesa (103) e badminton (102) – veja a baixa a quantidade de participantes por modalidade na edição 2024 das Paralimpíadas Escolares. 

Em 2024, pela primeira vez, foram promovidas as seletivas estaduais das Paralimpíadas Escolares em três modalidades (atletismo, natação e bocha) inseridas no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento realizado pelo CPB que percorreu todas as Unidades Federativas do Brasil durante o primeiro semestre com disputas de alto rendimento e para atletas em desenvolvimento.

São Paulo é a delegação com o maior número de atletas nesta edição das Paralimpíadas Escolares: 305 competidores. Em seguida estão os mineiros, com 176 atletas, e os catarinenses, com 159 (confira a lista completa de atletas por estado abaixo).

No ano passado, o Estado de São Paulo terminou como o campeão geral das Paralimpíadas Escolares. Foi o 11º título do estado desde 2006.

Atletas por modalidade

Atletismo – 1.010
Basquete em cadeira de rodas – 27
Badminton – 102
Bocha – 156
Futebol de cegos – 16
Futebol PC – 63
Goalball – 49
Halterofilismo – 31
Judô – 64
Natação – 323
Tênis de mesa – 103
Tênis em cadeira de rodas – 15
Vôlei sentado – 51

Atletas por Estado

SÃO PAULO – 305 
MINAS GERAIS – 176
SANTA CATARINA – 159
ESPÍRITO SANTO – 115
MATO GROSSO DO SUL – 101
RIO GRANDE DO SUL – 97
PARANÁ – 95
PARÁ – 91
PARAÍBA – 80
RIO DE JANEIRO – 78
DISTRITO FEDERAL – 75
PERNAMBUCO – 73
CEARÁ -66
GOIÁS – 60
TOCANTINS – 53
MATO GROSSO – 49
MARANHÃO – 48
RIO GRANDE DO NORTE – 45
AMAPÁ – 44
RONDÔNIA – 41
PIAUÍ – 35
SERGIPE – 32
AMAZONAS – 30
RORAIMA – 22
ACRE – 18
ALAGOAS – 18
BAHIA – 9

 
Imprensa 
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir as Paralimpíadas Escolares 2024 podem enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo por qual irá cobrir o evento. No dia da competição, os profissionais deverão se identificar na sala de imprensa do local.

Serviço 
Paralimpíadas Escolares 2024 
Datas: 27 a 29 de novembro, a partir das 8h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 11, 5, Vila Guarani – São Paulo (estação Jabaquara – Comitê Paralímpico Brasileiro do Metrô)
 
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

 

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery