Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Discípula de Petrúcio Ferreira participa do Camping Escolar Paralímpico, em SP

O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe até esta quarta-feira, 4, trinta e quatro jovens durante a segunda fase de treinamento do Camping Escolar Paralímpico. Este projeto oferece a esportistas de 12 a 17 anos a oportunidade de vivenciar a rotina de um integrante da Seleção Brasileira de atletismo e de natação. Mas uma das participantes já treina com o técnico de um medalhista paralímpico no seu estado, a Paraíba.

A velocista Maria Eduarda Santos, de 17 anos, é treinada por Pedro de Almeida Pereira, conhecido como Pedrinho. Ele também é o treinador dos paraibanos: Petrúcio Ferreira (T47) e Joeferson Marinho (T12). No início de junho, Petrúcio quebrou o recorde mundial nos 100m. Foi nesta mesma prova que ele ganhou a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Já Joeferson integrou a Seleção Brasileira nas etapas de Paris e Berlim do Grand Prix Internacional de atletismo, no mês de junho.

“Não é sempre que eu encontro o Petrúcio nos treinos, porque ele é da Seleção e viaja bastante para competir, mas a gente conversa e as vezes ele até me corrige”, comentou Maria Eduarda, natural de Sapé, Paraíba.

Maria Eduarda tem o movimento do braço direito comprometido devido a paralisia cerebral e compete pela classe T38. Ela participou das Paralimpíadas Escolares de 2012 a 2017, mas apenas este ano começou a treinar com Pedrinho na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

“Quero melhorar minhas marcas. Estou aprendendo muitas coisas novas aqui no Camping, melhorei minha resistência, velocidade e coordenação. Eu cheguei a pensar em desistir do atletismo, porque não dava para eu ir em algumas competições. Mas todas essas oportunidades são um incentivo para mim”, relatou Maria Eduarda que quer estudar educação física.

A paraibana participou da etapa regional Norte-Nordeste do Circuito de atletismo em Aracaju, Sergipe, em abril. Nesta competição, a jovem ficou em primeiro, em sua classe, nas provas de 100m, com o tempo de 15s98, e 200m, com 33s36.

O Camping Escolar Paralímpico é um projeto do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), lançado em 2018, que visa convidar atletas de 12 a 17 anos da natação e do atletismo que se destacaram nas últimas Paralimpíadas Escolares para um período de treinamento intensivo. A intenção é que os participantes façam uma imersão no esporte e experimentem a rotina de um atleta de alto rendimento. A última etapa desta edição do Camping serão as Paralimpíadas Escolares, de 20 a 23 de novembro, no CT Paralímpico, em São Paulo, com a análise dos resultados dos atletas.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery