Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Dia 1: Brasil se vinga da Colômbia no rúgbi em cadeira de rodas; Confira os resultados

Jogadores celebram vitória do rúgbi em cadeira de rodas (Crédito: Saulo Cruz/Exemplus/CPB)

A cerimônia de abertura do Parapan de Lima ainda nem foi realizada, mas o Brasil já triunfa na canchas peruanas. Três modalidades estão em atividade nesta sexta-feira, 23. A primeira delas foi o tênis de mesa, no ginásio Polideportivo 3, na Videna (Vila Deportiva Nacional). 

Todos os brasileiros que entraram em quadra triunfaram. 

A começar pelo catarinense Conrado Contessi (classe 1), que bateu o argentino Guillermo Bustamante por 3 a 1. O brasiliense Aloísio Júnior (1) aplicou 3 a 0 no americano Michael Godfrey. A mineira Marliane Santos (2-3) venceu idêntica contra a também americana Pamela Fontaine. Já Carla Maia (2-3), do Distrito Federal, garantiu uma vitória suada contra a argentina Verônica Blanco, por 3 sets a 2. Assim como o cearense Francisco Melo (8) bateu o argentino Pablo Krotsch pelo mesmo placar.

O tênis de mesa do Brasil pode garantir uma grande quantidade de medalhas neste sábado, 24. A modalidade já assegurou 11 atletas nas quartas de final, 12 semifinalistas e um finalista nas disputas, a partir do meio-dia (de Brasília).

No vôlei, o time masculino não encontrou dificuldades para atropelar a seleção do Peru. Em uma hora e um minuto de jogo, a equipe fez 3 a 0 nos anfitriões, com parciais 25/19, 25/18 e 25/18. A seleção volta à quadra às 14h (de Brasília), para a segunda rodada, contra a Costa Rica. 

O ponto alto do dia foi o triunfo da seleção brasileira de rúgbi em cadeira de rodas ante à Colômbia. Com 20 tries (pontos) do fluminense Júlio Rocha, nossa equipe fez 48 a 41. O jogo era importante, dado que os cafeteros são rivais diretos na briga pela medalha. O último confronto entre as duas seleções em Parapans ocorreu na decisão do bronze em Toronto 2015, a Colômbia tirou o Brasil do pódio com um doloroso triunfo por 50 a 48. 

O desafio deste sábado é um dos mais complicados. Às 14h (de Brasília), a equipe verde e amarela, comandada pela técnica Ana Ramkrapes, encara o Canadá, atual campeão parapan-americano, mas que vem de campanha irregular no Mundial do ano passado, na Austrália, quando terminou na quinta colocação. O Brasil não se classificou para esta competição. 

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery