Na abertura da temporada de competições do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 2017, um atleta do interior de Pernambuco foi o centro das atenções neste sábado, dia 1º, no Complexo Esportivo Santos Dumont, em Recife. Jeohsah dos Santos, 17, conquistou o ouro no salto em altura classe T44 na regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa, garantiu vaga nas etapas nacionais do Circuito e vai em busca do índice para o Mundial de Atletismo, que acontece em julho, em Londres.
Neste domingo, 2, a competição tem prosseguimento no Complexo Santos Dumont, com provas de atletismo e natação. Assim como Jeohsah, os mais bem classificados desta etapa avançam para as etapas nacionais, em São Paulo, a partir do segundo semestre.
O atleta da cidade de Pesqueira (PE), a cerca de 200 km de Recife, começou no atletismo aos 12 anos. Ele participou de sua primeira competição nas Paralimpíadas Escolares-2012 e em 2016 teve uma evolução grande conseguindo chegar aos Jogos Paralímpicos Rio-2016. Com uma má formação congênita na perna e pé esquerdos, o jovem é o atual recordista brasileiro do salto em altura (1m85). Na competição deste fim de semana, ele fez 1m66.E ainda faturou mais um bronze no salto em distância.
“Não consegui repetir e nem superar o meu melhor salto, mas estou contente com o ouro e a classificação para as etapas nacionais do Circuito Loterias Caixa”, disse Jeohsah, que na semana passada conquistou a medalha de prata na mesma prova representando o Brasil no Parapan de Jovens, em São Paulo.
Durante a maior parte da carreira, Jeohsah teve que treinar os saltos em uma piscina, pois não dispunha da estrutura adequada na sua cidade. Atualmente, as atividades são feitas em uma quadra, mas com apenas parte do material necessário. “O meu objetivo é competir novamente nos Jogos Paralímpicos. As condições de treino não são as ideais, falta uma pista de atletismo na minha cidade, mas já melhoraram muito”, afirmou.
Na natação, Andre Luiz Bento, 21, da classe S14 (deficiência intelectual), chamou a atenção do treinador chefe da seleção brasileira, Leonardo Tomasello, que está em Recife acompanhando o Circuito Loterias Caixa. O Mundial da modalidade, que será na cidade do México de 30 de setembro a 6 de outubro, abrirá novas provas para nadadores com deficiência intelectual e entre elas está o revezamento 4x100m livre misto (masculino e feminino). “Já estou pensando na formação dessa equipe. Precisamos fazer o índice da prova (1min1s01) e o Andre mostrou um bom potencial “, disse Tomasello.
Andre está na sua quarta participação no Circuito e em todos os anos conseguiu as classificações para as etapas nacionais. Pela manha deste sábado, o alagoano de Maceió faturou três ouros no sábado, nos 200m livre (2min17s82), 100m costas (1min16s38) e nos 100m borboleta (1min7s91).
O Circuito Loterias Caixa
O Circuito Loterias Caixa é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Patrocínios
A equipe brasileira de paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
As equipes de natação e halterofilismo têm patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Circuito Loterias Caixa – 1ª etapa regional Centro-Leste Recife (PE)
Data: 1 e 2 de abril
Local:Centro Esportivo Santos Dumont Rua Almirante Nelson Fernandes S/N – Boa Viagem, Recife – PE
Horário
Domingo: 8h às 12h (Atletismo) / 9h às 12h (Natação)
Destaque local, Jeohsah dos Santos leva o ouro na abertura da etapa Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa
Sugestão de Leitura
-
Após campanha histórica em Paris, CPB realiza Festival Paralímpico Loterias Caixa com mais de 22,5 mil inscritos em todo o Brasil
-
CPB abre inscrições para curso online sobre atualização de regras de arbitragem de atletismo em outubro
-
Festival Paralímpico bate recorde com mais de 21,8 mil crianças inscritas para edição deste sábado, 21