O Desafio Internacional de Futebol de Cegos entre Brasil e França, no dia 5 de maio, será transmitido ao vivo na Rede Globo. O amistoso contra os atuais campeões europeus e anfitriões dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 vai começar às 10h15 (deE Brasília), dentro do Esporte Espetacular.
A partida será realizada na arena multiuso do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. O espaço fica localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 11,5, e a entrada é gratuita.
O técnico Fábio Vasconcelos convocou 12 atletas para o confronto, sendo dois goleiros e dez atletas de linha. Além do jogo principal no dia 5, as equipes ainda farão outro duelo não oficial no dia anterior e terão horários reservados a treinamentos separados no CT.
Atual campeã paralímpica e única ganhadora na história desde a inserção da modalidade na grade dos Jogos, em Atenas 2004, a Seleção Brasileira adotou um regime especial de preparação. Desde janeiro, os jogadores estão morando em João Pessoa (PB). Do grupo de 15 atletas convocados para a equipe, parte já reside na capital paraibana, além da maioria da comissão técnica. O objetivo principal é tornar os treinamentos com bola rotina de todos os atletas, o que não acontece normalmente pois a maioria das equipes da modalidade se reúne eventualmente para suas atividades. O time brasileiro vem treinando de segunda a sábado, sempre em dois períodos, no Instituto de Cegos da Paraíba, um dos Centros de Referência do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
Além do Desafio Internacional, o Brasil vai disputar uma competição na reta final da preparação aos Jogos: o Grand Prix da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA, do inglês) que acontecerá em Schiltigheim (FRA), de 24 de maio a 2 de junho. A convocação do grupo que viaja para o torneio francês será divulgada posteriormente nos canais oficiais da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do futebol de cegos.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)