A delegação brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 contará com uma grande logística visando o melhor desempenho do Brasil na capital japonesa. Apenas de bagagem despachada, serão 29 toneladas entre cadeiras de rodas, malas pessoais, uniformes reservas, implementos esportivos e equipamentos médicos.
A delegação brasileira será composta por 256 atletas (incluindo atletas sem deficiência como guias, calheiros, goleiros e timoneiro), sendo 160 homens e 96 mulheres, além de comissão técnica, médica e administrativa, totalizando 431 pessoas.
Vinte e nove toneladas é o peso, aproximadamente, da bagagem brasileira para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Além das malas despachadas, cada membro da delegação poderá levar uma mala de mão de até 10kg e mochila. Só as cadeiras de rodas de jogo, de corrida e arremesso somam cerca de 1,5 toneladas. As cadeiras embarcarão no mesmo dia que o atleta usuário.
Nesta soma, não estão inclusas as embarcações do remo e canoagem, equipamentos do triatlo e os cavalos do hipismo. Estas modalidades não terão o Brasil como local de partida.
As embarcações que serão utilizadas pelos atletas brasileiros foram alugadas na Europa e chegarão no Japão até a próxima semana para treinamento durante a aclimatação dessas modalidades. Já o hipismo, realizará a finalização da preparação, além de procedimentos sanitários, na Europa e irão direto para o Japão próximo ao começo das competições – marcada para 26 de agosto.
A área da saúde levará 10 macas para atendimentos, além de aparelhos e materiais para fisioterapia, malas com medicamentos e implementos para monitoramento de parâmetros de saúde como oxímetro, termômetro.
O primeiro grupo brasileiro embarca na madrugada desta quinta-feira, 5. Atletas e comissão técnica da natação, tênis de mesa, halterofilismo e goalball, além de equipe administrativa e de saúde do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), saem do Brasil rumo à cidade de Hamamatsu para aclimatação.
Lá, o Brasil utilizará cinco hotéis e 12 espaços, arenas para treinamento. A entrada na Vila dos Atletas está prevista para o dia 18 de agosto.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)