O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu de domingo, 10, até esta terça-feira, 12, um workshop para lideres regionais do Movimento Paralímpico promovido pela Fundação Agitos, braço desenvolvedor do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). Representantes dos Comitês Paralímpicos de seis países – Brasil, Colômbia, El Salvador, Equador, Nicarágua e Peru – se reuniram para falar sobre a identificação e desenvolvimento de novos talentos e a ampliação da oferta de esporte paralímpico.
O workshop faz parte de um projeto da Agitos em colaboração com o Coldeportes (entidade governamental que regula o esporte da Colômbia), a APC-Colombia (Agência Presidencial de Cooperção Internacional da Colômbia) e o BID (Banco Interamericano de desenvolvimento) para fortalecer as estruturas paralímpicas nacionais nas Américas e integrar regionalmente a fim de facilitar o acesso de pessoas com deficiência à prática esportiva e, como consequência, possibilitar a inclusão social e econômica nos países.
Ciro Winclker, coordenador de Inteligência Esportiva do CPB, foi um dos palestrantes. O ex-coordenador da Seleção de Atletismo do Brasil falou sobre o modelo de desenvolvimento estratégico do Comitê e dos atletas. Os medalhistas mundiais e paralímpicos Yohansson Nascimento e Verônica Hipólito também participaram do seminário nesta segunda-feira, 11, falando da importância da promação dos atletas, principalmente nas redes sociais.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)