O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, vai receber entre os dias 7 e 15, sete Seleções Brasileiras para fases de treinamento. As equipes de vôlei sentado masculino (principal e base), futebol de 5, judô, goalball (feminino e masculino) e triatlo treinarão nas instalações.
A equipe masculina de vôlei sentado, tanto a principal quanto de base, realiza a primeira fase de treinamento do ano. Ao todo, 14 atletas, entre novatos e veteranos, foram convocados para a Seleção principal e 12 para a Seleção de base. O comando da equipe principal mudou, agora, Fernando Guimarães, retorna ao cargo após cinco anos.
“Estamos começando um novo ciclo e espero ter aprendido com os erros do passado, potencializar os acertos. Agora, não existe outro resultado, queremos a medalha paralímpica. Montamos um time muito forte, vamos bater de igual para igual com qualquer equipe do mundo, para isso, fizemos muitas mudanças e queremos testar ainda mais atletas”, revelou Fernando Guimarães, técnico da Seleção Brasileira masculina principal de vôlei sentado.
A Seleção de triatlo chega ao CT Paralímpico com quatro atletas: Carlos Viana, Jorge Fonseca, Jessica Ferreira Messali e Ronan Cordeiro. Na capital paulista, eles passarão por testes, além de treinos na piscina, academia, pista.
Esportes para deficientes visuais
Vinte e cinco judocas estão reunidos no primeiro Campo de Treinamento de judô do ano. Esta temporada conta com novidades nas regras da modalidade e a convocação seguiu tais mudanças. A maioria dos judocas que esteve no último ciclo de Tóquio 2020, caso das medalhistas Alana Maldonado, Lúcia Araújo e Meg Emmerich, além de Antônio Tenório, Wilians Araújo, entre outros, segue presente.
O futebol de 5 também realizará a primeira fase de treinos da temporada 2022. Vinte e seis jogadores estarão no CT Paralímpico nesta semana, sendo 16 na equipe principal e dez na sub-20. Da equipe pentacampeã paralímpica, apenas um atleta não foi convocado para esta primeira fase.
Já a fase de treinos para as Seleções feminina e masculina de goalball será especial. Ao todo, 12 atletas foram convocados, e esta fase antecede o Campeonato das Américas da modalidade, que também será realizado no CT Paralímpico, a partir do dia 18.
Com duas mudanças em relação ao grupo que conquistou a inédita medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a equipe masculina defenderá o título de 2017, quando o evento também foi sediado na capital paulista.
O Campeonato das Américas será o primeiro evento da Seleção feminina após a troca no comando técnico – Dailton Nascimento saiu após os Jogos de Tóquio e deu lugar a seu antigo auxiliar, Jônatas Castro, que promoveu diversas mudanças na equipe.
A maior competição das Américas da modalidade servirá como classificatória para o Mundial, que acontecerá em junho, na China, na cidade de Hangzhou. O Brasil é o atual bicampeão e já tem lugar assegurado na competição entre os homens, o que não acontece com as meninas, que buscarão sua vaga justamente via Campeonato das Américas – os dois primeiros colocados de cada categoria carimbam passaporte rumo à Ásia.
Patrocínio
O futebol de 5, goalball, judô e vôlei sentado são patrocinados pelas Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)