Com duas mudanças em relação ao grupo que conquistou a inédita medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a equipe masculina defenderá o título de 2017, quando o evento também foi sediado na capital paulista. Eis os convocados:
Alas
André Claudio Botelho Dantas – Cetefe-DF
Emerson Ernesto Da Silva – Apace-PB
Josemarcio Da Silva Souza (“Parazinho”) – Sesi-SP
Leomon Moreno Da Silva – Santos-SP
Pivôs
Ivanilson Idalino Da Silva (“Son”) – Sesi-SP
Romário Diego Marques – Icemat-SP
“A renovação já é uma marca registrada no nosso grupo. Em todo término de ciclo, acontece alguma. Sabemos que todos estão bem-preparados e jogariam em qualquer seleção do mundo. O nosso foco é o Campeonato Mundial. Que a gente consiga fazer uma grande competição!”, disse o técnico Alessandro Tosim.
Ele se refere ao Mundial da China, que será disputado em junho, na cidade de Hangzhou. O Brasil é o atual bicampeão e já tem lugar assegurado na competição, o que não acontece com as meninas, que buscarão sua vaga justamente via Campeonato das Américas – os dois primeiros colocados de cada categoria carimbam passaporte rumo à Ásia.
Será o primeiro evento da Seleção feminina após a troca no comando técnico – Dailton Nascimento saiu após os Jogos de Tóquio e deu lugar a seu antigo auxiliar, Jônatas Castro, que promoveu diversas mudanças na equipe. As convocadas foram:
Alas
Danielle Vilas Longhini – Sesi-SP
Jéssica Gomes Victorino – Cetefe-DF
Kátia Aparecida Ferreira Silva – Cetefe-DF
Pivôs
Ana Gabrielly Brito Assunção – Sesi-SP
Larissa Santos Do Espírito Saturnino – Santos-SP
Moniza Aparecida De Lima – Sesi-SP
“Um sexteto que parece bem renovado, mas a gente conta com meninas experientes. Quatro delas estiveram nos últimos Jogos Paralímpicos. E a gente espera que essa experiência seja suficiente para representar em quadra a escola de goalball do Brasil. Além disso, mesmo as mais novas vêm sendo observadas desde o ciclo anterior em competições de jovens. Então, é uma equipe renovada, mas não inexperiente”, ponderou Jônatas.
Sobre o Campeonato das Américas
O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, chega à sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2022, 2017 e 2005). Em 2013, ele foi jogado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já os rapazes têm, além do título de 2017, um terceiro (2013) e um quarto (2005) lugar, respectivamente.
Nesta edição, a chave feminina contará com 12 seleções: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. Já a masculina reunirá estas mesmas equipes além de Porto Rico, totalizando 13 participantes.
Os jogos serão disputados em duas quadras simultaneamente entre os dias 18 e 22 de fevereiro, no CT Paralímpico. A tabela com os confrontos será publicada posteriormente pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) em seu site oficial e nas redes sociais. Por conta das restrições devido à pandemia da Covid-19, o evento será fechado ao público.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Patrocínio
O goalball brasileiro é patrocinado pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)