Os novos talentos do tênis de mesa paralímpico brasileiro estão reunidos no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A etapa de treinos começou nesta segunda-feira, 22, e vai até domingo, 28. Participam 13 atletas da Seleção de jovens.
O grupo conta com medalhistas dos últimos Jogos Parapan-Americanos, disputados em Santiago no último mês de novembro. Fazem parte o paulista Lucas Arabian, ouro nas Duplas XD4-7 e prata no individual da classe 5 e nas Duplas MD8; o paulista Jean Mashki, ouro nas Duplas MD18 e bronze no individual da classe 8; a carioca Sophia Kelmer, prata na disputa individual da classe 8 e bronze nas duplas XD14; a goiana Letícia Lacerda, bronze no individual da classe 8; E a catarinense Allana Maschio, bronze no individual da classe 9.
O período tem o objetivo de preparar os jovens para o Aberto Paralímpico do Brasil – Fator 40, também no CT, de 1 a 4 de fevereiro.
As competições internacionais deste nível contam mais pontos no ranking mundial e o país não realizava um fator 40 desde 2009. Ao todo, 157 atletas de todo o mundo – 54 brasileiros – estarão presentes ao evento.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), te m realizado estes treinamentos de forma frequente nos últimos meses, sempre antes de competições importantes. O último período de treinos aconteceu no final de setembro, poucos dias antes da realização da Copa Tango, na Argentina.
“Essa semana de treinamento faz parte do projeto de desenvolvimento dos atletas da Seleção de jovens paralímpica, que é fomentado pelo CPB. Ela servirá tanto para entrosar as duplas escolhidas como também para intensificar os ajustes necessários para cada atleta, além da realização de um estudo técnico dos adversários presentes na competição”, detalhou Tathiane Veríssimo, analista de desenvolvimento da CBTM.
A comissão técnica é formada pelo gerente Sandro Abrão, os líderes Rafael Monteiro e Gabriel Mayr, a analista de desenvolvimento Tathiane Veríssimo e os treinadores Paulo Molitor, Daniel Peterossi, Paulo Camargo, Maiza Motae Mayara Cardim.
Confira a lista de atletas participantes:
- Allana Maschio (CLUBE RIOESTENSE DE TÊNIS DE MESA-SC) – Classe 9
- Cadu Moraes (CR SALDANHA DA GAMA/JOOLA/ADC ESTRELA/STA CECÍLIA) – Classe 5
- Evellyn Santos (NEW PONG ACADEMIA DE TM/SJRP-SP) – Classe 11
- Gabriel Antunes (SR MAMPITUBA/FME CRICIÚMA-SC) – Classe 10
- Jean Mashki (PRAIA GRANDE VOLEI-SP) – Classe 9
- Karina Becker (CR SALDANHA DA GAMA/JOOLA/ADC ESTRELA/STA CECÍLIA) – Classe 9
- Lethicia Lacerda (ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE GOIÁS-ADFEGO) – Classe 8
- Lucas Arabian (ASSOCIAÇÃO NOVA ERA DE TÊNIS DE MESA DE BAURU-SP) – Classe 5
- Lucas Hansen (APESBLU-SC) – Classe 11
- Nicole Ferreira (AACD SÃO PAULO-SP) – Classe 2
- Maycon Oliveira (ASSOCIAÇÃO DE TÊNIS DE MESA GÊMEOS TT-SC) – Classe 5
- Ryan Santos (CR SALDANHA DA GAMA/SANTA CECÍLIA/FUPES-SP) – Classe 10
- Sophia Kelmer (RIO SPIN-RJ) – Classe 8
*Com informações da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial do tênis de mesa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)