O rondoniense Cristian Ribera conquistou duas medalhas, uma de ouro e outra de prata, na Copa do Mundo de esqui cross-country realizada em Toblach, na Itália.
A primeira colocação veio na prova de sprint para a classe sitting (sentado). O brasileiro completou a prova em 2min52s51 para ficar com o título. Giuseppe Romele, da Itália, terminou em segundo lugar e Pavlo Bal, da Ucrânia, em terceiro.
Além do ouro no sprint, assegurado no sábado, 27, Cristian também obteve a medalha de prata na prova dos 5km, no domingo, 28. Ele completou a distância em 14min15s8. O pódio foi completado peloo italiano Giuseppe Romele (ouro) e pelo ucraniano Pavlo Bal (bronze).
“Eu me senti muito bem desde a classificatória. Gostei muito do meu tempo. Na semifinal, consegui controlar bem a prova e, na final, foi força total para conseguir esse ouro tão esperado. Treinei muito e estou muito feliz com o resultado”, disse Cristian.
Além de Cristian, mais seis atletas estiveram representando o Brasil nas provas de sprint do Campeonato.
Guilherme Rocha ficou com a 9ª colocação; Robelson Lula terminou em 14º, seguido por Wesley dos Santos, em 15°. Kauê Morais, em sua primeira participação em Copa do Mundo, acabou na 32ª posição.
Na classe standing (em pé), Wellington da Silva ficou na 12ª posição. Ele terminou a prova em 2min25s66.
No sitting feminino, o Brasil foi representado por Elena Souza. A brasileira foi a 9ª colocada no sprint, terminando o percurso em 3min29s48.
*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN)
Time São Paulo
O atleta Cristian Ribera é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que beneficia 106 atletas de 14 modalidades.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)