O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) fechou uma parceria com a Pia Sociedade de São Paulo (Paulus), com o objetivo de capacitar prioritariamente os profissionais técnicos e orientadores sociais que atuam nos Centros de Atendimento à Criança e ao Adolescente em todo o Brasil.
O primeiro passo da parceria será a realização de uma oficina chamada Programa Paradesporto Gerando Convivência, em Curitiba, no Paraná, de 20 a 22 de novembro. O curso é gratuito e tem por objetivo capacitar profissionais que trabalhem em Centros de Convivência, técnicos de clubes esportivos, professores e representantes de entidades que atuem com crianças e jovens com deficiência.
O papel do CPB será de levar o esporte paralímpico como ferramenta de inclusão e transformação das pessoas com deficiência. Por meio de palestras, atividades lúdicas e experimentação, professores do CPB e da Sociedade Paulus trabalharão sempre em dupla, realizando o enfoque na assistência social e no esporte.
As inscrições devem ser feitas no site da Paulus, clicando aqui. Mais informações ou dúvidas, envie para: social.com@paulus.com.br
A Paulus é uma entidade que atua na garantia de proteção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social através da convivência e criações de vínculo com a comunidade.
A oficina piloto tem o apoio das Secretarias do Esporte e do Turismo e da Família e Desenvolvimento Social do Estado do Paraná e da Fundação de Ação Social de Curitiba, e a ideia é expandir o programa para outras cidades do Brasil futuramente.
Serviço
Quando: 20, 21 e 22 de novembro
Onde: Auditório do Campus da Secretaria do Estado, do Esporte e do Turismo – Rua Pastor Manoel Virgílio de Souza, 1020 – Capão de Imbúia – Curitiba/PR
Programação:
Dia 20 – das 8 às 18 horas
Programação do dia:
Recepção e Abertura da Oficina – Orientações Gerais, com a participação de representantes da Paulus e do CPB.
Acolhida Lúdica com Atividade Paradesportiva
Conteúdo de Assistência Social: Abordagem sobre independência, autonomia, evolução histórica de como a sociedade entende a deficiência, LBI
Acolhida de Assistência Social
Atividade: Em que medida que a Assistência Social e o Paradesporto se articulam?
Dia 21 – das 8 às 18 horas
Programação do dia:
Acolhida de Assistência Social
Tipos de Deficiência e Como lidar com a Pessoa com Deficiência
O Esporte e a Pessoa com Deficiência
Acolhida Lúdica com Atividade Paradesportiva
Leitura Dialógica: Livro “Um Por Todos”
Atividade: E se o protagonista fosse deficiente?
Retomada sobre Deficiência, Inclusão e Território
Dia 22 – das 8 às 18 horas
Programação do dia:
Acolhida Lúdica com Atividade Paradesportiva
Elaboração do Planejamento de Percurso
Continuação da Elaboração do Planejamento de Percurso
Acolhida de Assistência Social
Apresentação do Planejamento e Estabelecimento de Prazos
Fechamento do Curso
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)