O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou na última semana, de 23 a 27 de maio, um curso de capacitação em esgrima em cadeira de rodas na Rede Sarah Kubitschek, em Brasília. O curso foi voltado para os profissionais que trabalham na reabilitação de pessoas com deficiência.
O objetivo do curso de capacitação não é formar técnicos e treinadores, é passar conhecimentos básicos das modalidade aos profissionais das instituições para que eles possam iniciar os pacientes no esporte de forma lúdica.
“A ideia é nós não irmos só aos lugares que são associações e clubes esportivos, mas também aos centros de reabilitação, para que crianças, jovens e até mesmo adultos que estejam em reabilitação possam ter uma vivência com a esgrima e, se quiser, dar continuidade no esporte em uma associação ou clube, ou na própria instituição, que é o casa do Sarah que está realmente interessado em fomentar a esgrima em cadeira de rodas e outras modalidades paralímpicas”, explicou Valber Nazareth que é professor de referência de esgrima em cadeira de rodas do CPB.
A primeira turma reuniu cerca de 18 participantes. Uma das atrações foi a presença dos esgrimistas Mauricio Stempniak e Daiane Peron, que contaram a importância do esporte pela perspectiva do atleta.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)