Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB realiza curso de capacitação dos profissionais de Centros de Referência

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou nesta semana, de 4 a 6 de novembro, o curso de capacitação do Projeto Centro de Referência. O evento reuniu 56 profissionais, sendo 53 professores de educação física, dois psicólogos e um fisioterapeuta no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. 

O Projeto dos Centros de Referência é idealizado pelo CPB e tem como objetivo levar a iniciação esportiva e o alto rendimento às cidades brasileiras para fortalecer o desenvolvimento do esporte paralímpico nacional.

Ao todo, oito unidades da federação (Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe) receberão ao menos um centro de referência, ao todo serão 14. As modalidades foram escolhidas de acordo com cada núcleo, tendo como base o que a região já tem desenvolvido. Ao todo, dez modalidades serão oferecidas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeia de rodas, tênis de mesa e vôlei sentado.

Ao longo dos três dias de programação no CT Paralímpico, os profissionais selecionados participaram de palestras e acompanharam aulas do Escola Paralímpica de Esportes – projeto de iniciação esportiva do CPB.

“O quantitativo de núcleos para 2019 já ultrapassou a nossa meta, que era de dez núcleos. Até 2024 a meta é termos 27 centros. Fizemos parceria com os governos locais e principalmente com as Universidades, para que os atletas atendidos tenham todo o suporte necessário como psicologia, fisioterapia, além dos treinos”, comentou o coordenador do projeto dos Centros de Referência do CPB, Ramon Pereira.

Capacitação professores do SESI

De 4 a 6 de novembro, também foi realizado o curso de capacitação dos professores do SESI no CT Paralímpico. Além do curso EaD Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esprote, os profissionais aprenderam sobre a bocha, goalball e vôlei sentado. A carga horária do curso foi de 24h e contou com aulas teóricas e práticas.

Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery