O curso se divide em atividades teóricas e práticas, com oito horas de aulas online e 32 horas presenciais. As ações online já foram realizadas, com 40 participantes. Desses alunos, 12 estão acompanhando a 1ª etapa regional do Conexão, em São Paulo, evento que reúne mais de 350 atletas em disputas nestas quinta-feira, 25, e sexta-feira, 26. Os outros 28 inscritos irão participar de todo o processo de classificação funcional, divididos nas fases de Goiânia (GO), em junho, e João Pessoa (PB), em julho.
Para o supervisor de classificação funcional do CPB, João Borges, o curso irá permitir uma disseminação do conhecimento sobre o tema em todo o território nacional, facilitando o direcionamento das pessoas com deficiência nos Centros de Referência do Comitê, projeto que aproveita espaços esportivos em todas as regiões do país, com oferta de modalidades paralímpicas, desde a base até o alto rendimento.
“Além de os alunos e atletas serem direcionados para as classes corretas, eles também terão uma maior facilidade para iniciar em uma modalidade que tenham mais aptidão. Isso, com certeza, fará com que haja mais esportistas paralímpicos no Brasil, impulsionando o nosso Movimento”, explicou João.
Sobre o Conexão Paralímpica
O Conexão Paralímpica é um evento realizado pelo CPB desde 2022 e que agrega três competições: as Paralimpíadas Universitárias, torneio com estudantes universitários; o Intercentros, competição entre alunos dos Centros de Referência do CPB; e as Paralimpíadas Militares, que têm o objetivo de estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência, a fim de identificar e desenvolver talentos nas modalidades presentes (tiro com arco e tiro esportivo).
Pela primeira vez, o Conexão terá fases regionais. Além da capital paulista, Goiânia (GO), em junho, e João Pessoa (PB), em julho, receberão o evento. Em outubro, a temporada será encerrada com uma fase naiconal, novamente em São Paulo. A 1ª fase regional acontece em dois locais na capital paulista. O Centro de Treinamento Paralímpico sedia disputas de atletismo, natação, bocha e tiro com arco. Já as provas tiro esportivo ocorrem na Escola de Educação Física da Polícia Militar.
A primeira edição aconteceu em outubro do ano passado, em João Pessoa, e reuniu 510 participantes.
Patrocínios
A Educação Paralímpica conta com o patrocínio das Loterias Caixa.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)