A Prefeitura de São Paulo vai montar o espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil, em Santiago, no Chile, durante a realização dos Jogos Parapan-Americanos, entre os dias 17 e 26 de novembro. O objetivo é posicionar a cidade de São Paulo como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora através de ações que dão visibilidade aos projetos realizados por diversas secretarias municipais, como Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Turismo, Educação, Esportes, Verde e Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Relações Internacionais, que está à frente da governança do projeto.
A Casa Brasil ficará localizada no Parque Araucano, espaço no bairro de Las Condes. A proposta é reunir cultura, turismo, esporte e entretenimento ao longo de todo o Parapan 2023. Com capacidade para 500 pessoas e entrada gratuita, a Casa Brasil em Santiago contará com uma programação entre shows e eventos com referência à cultura brasileira, exposições que valorizam o Movimento Paralímpico, gastronomia, área VIP, além da promoção de ações voltadas às marcas parceiras.
“Vamos para Santiago com nossos melhores atletas, para fazer história mais uma vez. A Casa Brasil será um hub para celebrarmos nossas centenas de medalhas com nosso público, receber a imprensa, amigos, patrocinadores, e reunir as pessoas em torno da causa paralímpica, e divulgar o potencial e engajamento da cidade de São Paulo na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade por intermédio do esporte”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e presidente do CPB.
Os Jogos Parapan-Americanos contarão com 17 modalidades, e a expectativa é que cerca de 300 atletas representem o Brasil. Nesta terça-feira, 26, o Comitê Paralímpico Brasileiro a primeira das três listas de convocados para Santiago. Confira a lista aqui.
O Espaço Cidade de São Paulo receberá empresários, atletas, torcedores e autoridades para fomento de empresas brasileiras, promoção de encontros bilaterais, compartilhamento de experiências e políticas públicas, atração e divulgação de possibilidades de negócios da Cidade de São Paulo.
“A Casa Brasil será uma oportunidade única para ampliarmos a visibilidade das ações e projetos da cidade de São Paulo, além de fomentar novos negócios internacionais e captar recursos. Será um espaço de troca de experiências muito enriquecedor para quem estiver passando pelo local”, disse o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
“É uma ótima oportunidade para a cidade de São Paulo estreitar laços comerciais com os países participantes, trocar experiências e compartilhar pautas relevantes, como inclusão social, sustentabilidade e o enfrentamento do racismo”, comentou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy.
“Acreditamos que o paradesporto é uma ferramenta verdadeiramente transformadora no desenvolvimento das pessoas com deficiência, e essa crença se fortalece ainda mais com a nossa participação nos jogos Parapan-Americanos de 2023. É uma alegria imensa participar deste momento histórico para a cidade de São Paulo, a capital da inclusão, onde teremos um espaço que contará com diversas ativações, investimentos significativos e o reconhecimento do protagonismo das pessoas com deficiência.”, comentou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco.