O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Prefeitura de Uberlândia, Minas Gerais, assinaram nesta sexta-feira, 29, um acordo de cooperação para a capacitação de profissionais de Educação Física. A qualificação dos professores da rede municipal de ensino ocorrerá na modalidade de ensino à distância (EaD), em projeto gratuito desenvolvido em conjunto com o Impulsiona, programa de educação do Instituto Península.
A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Municipal. O objetivo da parceria é capacitar 270 servidores, sendo 217 professores da rede municipal e 53 da FUTEL, por meio do curso EaD “Movimento Paralímpico – Fundamentos Básicos do Esporte”. As aulas totalizam 40 horas de conteúdo na AVA MEC, sistema do Ministério da Educação.
O evento contou com a presença do diretor-técnico do CPB, Alberto Martins, do prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, do presidente da Câmara Municipal, Hélio Ferraz, da Secretária Municipal de Educação, Tânia Toledo, e o diretor-geral da Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (FUTEL), Edson Zanatta.
Uberlândia é o primeiro município brasileiro a se comprometer por meio de parceria institucional a capacitar todos os professores de Educação Física de sua rede de ensino. O CPB tem como meta capacitar até 100 mil profissionais em esportes adaptados até 2025, como definido em seu Planejamento Estratégico.
“O CPB tem o desafio de capacitar 100 mil educadores físicos em todo Brasil e é com grande satisfação que começamos por Uberlândia, cidade que tem fortes clubes no paradesporto e que, em 2018, foi tricampeã brasileira no halterofilismo (CDDU), campeã brasileira no atletismo (Minas Olímpica Uberlândia) e vice-campeã brasileira na natação (Praia Clube). Ou seja, Uberlândia esteve no pódio das três principais modalidades paralímpicas do país. Por isso, inclusive, trouxemos uma das etapas regionais do Circuito Loterias Caixa para a cidade”, disse Alberto Martins.
“Ficamos felizes em mais uma vez abrir as portas para o Movimento Paralímpico. Sempre que precisarem de nós da Prefeitura e da Câmara Municipal de Uberlândia, estaremos à disposição”, disse o prefeito Odelmo Leão.
O curso EaD foi lançado no fim fevereiro. Quatro módulos estão disponíveis: o primeiro trata da história do esporte paralímpico e sua estrutura, o segundo aborda as deficiências elegíveis, enquanto o terceiro fala sobre aspectos gerais da classificação esportiva. Por fim, o último módulo demonstra como o esporte paralímpico pode ser introduzido na escola. As inscrições podem ser feitas aqui.
A cidade do Triângulo Mineiro receberá ainda neste fim de semana, 30 e 31 de março, a fase Regional Centro-Leste do Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo e Natação. Clique aqui para mais informações.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)