O o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e o Sebrae-SP vão assinar um convênio para capacitar atletas, familiares e rede de apoio durante o evento Atleta Empreendedor, no dia 4 de dezembro, às 15h, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
A proposta da parceria é apresentar o caminho do empreendedorismo e preparar os participantes para a jornada de comandar o próprio negócio , bem como fortalecer sua marca. A cerimônia acontecerá na sequência do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Na cerimônia de assinatura estarão presentes autoridades e representantes do CPB
O evento terá um painel com a participação dos atletas Raíssa Machado (atletismo) e Renato Leite (vôlei sentado), que vão compartilhar suas experiências como influenciadores e atletas empreendedores. A conversa também terá a presença do analista de negócios do Sebrae-SP, Marco Antonio Malateaux para contar sua história de superação.
Raíssa, lançadora de dardo, é medalhista de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e tem 150 mil seguidores no Instagram. Renato Leite, atleta de vôlei sentado, é pentacampeão parapan-americano, medalhista em quatro mundiais, cofundador da empresa Parabank e responsável por uma consultoria de gestão tributária, a Liber Tribut.
O convênio com o Sebrae-SP fará parte do programa Atleta Cidadão do CPB, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos desde a iniciação até o pós-carreira.
“O atleta já é um empreendedor durante sua trajetória esportiva. A superação, a resiliência, a vontade de treinar, aprender e melhorar, assim como o espírito de prosperar, vencer e superar limites estão presentes em todo empreendedor como nos atletas”, destaca o superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
Segundo o superintendente, a carreira do atleta é composta por ciclos. “Quando ele deixa de competir, é importante ter um caminho pavimentado e estruturado para ele permanecer como cidadão ativo. E o empreendedorismo pode ser um desses caminhos para uma nova fonte de renda. A parceria com o CPB é de extrema importância para o Sebrae-SP e vai abranger não só os atletas paralímpicos, mas toda sua rede de apoio”, afirma Costa.
“A parceria com o Sebrae-SP vai ao encontro da missão do Comitê Paralímpico Brasileiro. Nós trabalhamos diariamente pela autonomia das pessoas com deficiência na sociedade, não apenas por intermédio do esporte, mas por tantas forem as áreas de atuação que elas desejarem. Atuamos para promover a inclusão delas em todas as dimensões. Dentro deste objetivo, é de extrema importância contar com um parceiro de excelência tal como o Sebrae-SP”, disse Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).
Capacitações
Os cursos presenciais estarão disponíveis para atletas das Seleções de nove modalidades incluídas no programa dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Poderão participar cerca de 200 atletas do atletismo, basquete em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas e vôlei sentado. As atividades serão realizadas ao longo das etapas de treinamento das delegações no Centro de Treinamento Paralímpico, de janeiro a abril de 2024.
Um dos cursos oferecidos aos atletas é o Descomplique, que aborda a estruturação de ideias de negócios, com cinco oficinas de duas horas. A partir dele, os participantes receberão orientações sobre gestão empresarial e terão acesso a um conteúdo relacionado a empreendedorismo, marketing e vendas, controles financeiros, plano de negócio e formalização.
A programação inclui ainda mais três oficinas sobre inovação, além de divulgação de vídeos no Tik Tok e Instagram. Por fim, os atletas interessados também poderão participar de mentorias individuais com especialistas do Sebrae-SP.
A proposta é que, ao final das capacitações, o atleta paralímpico saiba valorizar sua imagem e marca, aumente o número de seguidores, construa um histórico de publicações em sua rede e conquiste patrocínios até os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com início em agosto do próximo ano.
A mesma trilha de cursos será realizada de forma online para familiares, rede de apoio e outros atletas interessados, a partir de março. Serão oferecidas inicialmente 100 vagas.
A parceria com o Sebrae-SP é realizada por meio do Programa Atleta Cidadão do CPB, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento pleno da cidadania de atletas e ex-atletas paralímpicos em todas as fases da carreira (iniciação, alto rendimento e pós-carreira) por meio de formação educacional, capacitação e orientação profissional.
Serviço
Atleta Empreendedor
Data: 4 de dezembro (segunda-feira)E
Horário: 15h
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Endereço: Rod. dos Imigrantes, 11,5km
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)