O showdown é voltado exclusivamente para atletas com deficiência visual e cegos. É jogado em uma mesa retangular, com uma bola plástica com guizo de seis centímetros de diâmetro. A bola precisa passar por completo pelo “gol”. Cada “gol” vale dois pontos.
As inscrições estão abertas e vão até o dia 27 de março. Para participar, os interessados devem enviar um e-mail para showdown@cpb.org.br com nome completo, RG, CPF, e-mail, telefone para contato, tipo de deficiência e informar se possui raquete para jogar ou se precisará de um equipamento fornecido pela organização.
Na primeira edição do campeonato, a campeã nacional da história foi Simone Rocha, coordenadora do Programa Atleta Cidadão e ex-atleta de goalball. Enquanto no masculino, o título ficou com Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).
O Campeonato Brasileiro de showdown não será sancionado pelo CPB, apenas uma competição amistosa, de implementação da modalidade no Brasil. O campeão ganhará um kit de showdown, composto por um par de luvas, um par de raquetes e duas bolinhas
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)