Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

CPB divulga nesta segunda-feira, 8, delegação que vai ao Mundial de atletismo paralímpico em Kobe

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciará nesta segunda-feira, 8, a convocação de 50 atletas e 10 atletas-guia que vão disputar o Mundial de atletismo que acontecerá em Kobe, no Japão, de 17 a 25 de maio. A lista será divulgada em live às 16h no canal do CPB no YouTube e no Canal LMC+ da Claro TV (548) e Vivo TV (612), com a participação do vice-presidente da entidade, Yohansson Nascimento, do diretor de Alto Rendimento, Jonas Freire, e do coordenador de atletismo, João Paulo Cunha.

A composição da delegação brasileira será feita com base nos critérios de entrada divulgados pelo CPB em janeiro deste ano. Todos os atletas convocados deverão cumprir com os requisitos mínimos de elegibilidade do World Para Athletics (WPA, entidade ligada ao Comitê Paralímpico Internacional e que rege a modalidade em âmbito mundial) para o Mundial de Kobe 2024. 

A competição no Japão será realizada no mesmo ano dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024 após o Comitê Organizador Local (LOC, na sigla em inglês) solicitar ao Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) o adiamento do Mundial, que seria em 2021, devido à pandemia de coronavírus. Com isso, a cidade japonesa sediará o evento de atletismo no ano posterior ao Mundial de Paris 2023, quando o Brasil teve seu melhor desempenho na história dos Mundiais. Foram 47 medalhas no total, sendo 14 ouros, 13 pratas e 20 bronzes. 

Na França, o país terminou a competição com dois pódios a mais do que os chineses (47 a 45). No entanto, os brasileiros ficaram na vice-liderança do quadro geral de medalhas por uma diferença de dois ouros para os asiáticos – foram 14 contra 16. Desde o Mundial em Assen 2006, a China não era superada em número de pódios na competição — exceção à edição de Lyon 2013, quando os chineses foram com uma delegação reserva e terminaram na sexta colocação.

Na história, o Brasil já conquistou 267 medalhas na história dos Mundiais de atletismo – sem considerar a participação do país na edição de Birmingham 1998 por falta de dados do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). Foram 88 ouros, 78 pratas e 96 bronzes.

Meses depois, a temporada internacional de 2024 do atletismo paralímpico terá ainda os Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro.

O atletismo é também a modalidade mais vitoriosa do país na história dos Jogos Paralímpicos. Ao longo de todas as participações brasileiras, obteve a maior quantidade de medalhas para o país, com 170 pódios no total, sendo 48 ouros, 70 pratas e 52 bronzes. 

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são as patrocinadoras oficiais do atletismo

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery