O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio de sua diretoria de Esportes de Alto Rendimento e da Coordenação Técnica de natação, divulgou nesta quarta-feira, 24, os critérios de composição da delegação brasileira da modalidade para os Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro de 2024 na França.
O número de atletas integrantes da delegação de natação será definido conforme critérios de disponibilidade de vagas do World Para Swimming (WPS), braço responsável pela modalidade do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) e do Comitê Organizador Local.
CONFIRA OS CRITÉRIOS DE ENTRADA AQUI
Entre as condições obrigatórias, todos os atletas deverão cumprir com os requisitos de elegibilidade do WPS/IPC para os Jogos de Paris 2024; cumprir os critérios técnicos do CPB indicados no documento divulgado; e que todos os atletas que cumprirem os critérios técnicos passarão por avaliação do departamento médico do CPB para terem a confirmação na formação da delegação brasileira para a competição.
Na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Tóquio 2020, a Seleção Brasileira de natação teve seu melhor desempenho na história da competição. A equipe brasileira conquistou 23 medalhas na natação no Japão, sendo oito de ouro, cinco de prata e dez de bronze. A marca superou os 19 pódios obtidos em Pequim 2008 e Rio 2016.
Em relação às medalhas de ouro, a marca alcançada em Tóquio só foi abaixo dos nove pódios dourados de Londres 2012, porém todas concentradas em Daniel Dias e Andre Brasil. Já em Tóquio, o país foi campeão com cinco atletas: Carol Santiago, Wendell Belarmino, Talisson Glock, Gabriel Geraldo e Gabriel Bandeira.
Patrocínio
As Loterias Caixa são a patrocinadora oficial da natação.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)