Neste último dia de disputas da 2ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa, o destaque do halterofismo ficou por conta da mineira Maria Rita Martins de Oliveira. A atleta de 18 anos bateu duas vezes o recorde brasileiro júnior da categoria até 79kg e levou a medalha de ouro.
Ela, que treina em Uberlândia na CDDU, é uma das oito atletas convocadas para o Mundial Júnior de Halterofilismo, que será disputado junto com o Mundial adulto, no final de setembro, na cidade do México.
Logo em sua primeira tentativa no banco, Maria Rita levantou 61kg, um 1kg a mais que a antiga marca, que já era dela. Na segunda chance, tentou alçar os 63kg, mas teve o movimento invalidado. Já na terceira e última, tudo certo: os 63kg foram validados e, a medalha dourada, garantida.
“Estou muito ansiosa para o meu primeiro Mundial e, bater o recorde aqui, dá uma animada”, comentou ela, que usa órteses nas duas pernas por causa de sequelas de mielomeningocele e hidrocefalia.
A 3ª e última edição do Circuito Loterias Caixa será em outubro, em São Paulo.
Outros resultados deste domingo, 6:
Categoria feminina até 73kg
Ouro – Maraisa Proença (AESA-ITU/SP) – 74kg
Prata – Caroline Leal Batista (AVA/RJ) – 59kg
Bronze – Vanessa Aparecida (APNH/RJ- 47kg
Categoria masculina até 107kg
Ouro – Rodrigo Marques (CDDU/MG) – 195kg
Prata – Vitor Afonso Santos (FEMAM/AM) – 160kg
Bronze – Dirceu Nunes Santana (AESA-ITU/SP) – 156kg
Categoria masculina acima de 170kg
Ouro – Christian Porteiro (AESA-ITU/SP) – 192kg
Prata – Sidnei Crispim Gomes (APNH/SP) – 130kg
Bronze – Alef Fernandes (CDDU/MG) – 125kg
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.
Assessoria de imprensa do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)