Igor Barcelos, 30 anos, atleta da bocha, é um dos finalistas do Atleta da Galera, categoria escolhida por meio do voto popular no Prêmio Paralímpicos 2018. Na modalidade desde 2017, foi convocado pela Seleção Brasileira pela primeira vez este ano, para o Bisfed Regional Open São Paulo, em maio.
Da classe BC1, Igor é de Niterói (RJ) e representa a ANDEF. Na competição internacional da Bisfed que participou este ano, ele conquistou a medalha de ouro na disputa por equipes. Antes do Open Regional, o atleta tinha sido convocado para uma das semanas de treinamento da Seleção de bocha, no CT Paralímpico, em São Paulo.
“Apesar de a bocha não ser tão popular, é o esporte paralímpico mais inclusivo. Por mais severa que a deficiência seja, tenho certeza que há grandes chances de conseguir jogar bocha. Nesse pouco tempo praticando, vi a quantidade de pessoas que o esporte ajuda. Então, acredito que ganhando o prêmio, a bocha poderá ser mais divulgada e ganhará maior visibilidade.”
Igor nasceu com paralisia cerebral devido à falta de oxigênio no parto e foi assistindo os Jogos Paralímpicos do Rio 2016 na TV que ele conheceu a bocha.
A cerimônia do Prêmio Paralímpicos 2018 acontece na quarta-feira, 12, às 20h (horário de Brasília), e contará com a transmissão ao vivo pelo SporTV. O festejo, que encerra o ano do esporte adaptado brasileiro, manterá este ano todas as categorias premiadas nos anos anteriores, incluindo os já tradicionais Prêmio Aldo Miccolis, que homenageia pessoas que dedicaram sua vida ao esporte paralímpico, o Prêmio Personalidade Paralímpica, para quem contribuiu para o movimento na temporada, além das premiações dos técnicos de modalidade individuais e coletivas. Um competidor de cada uma das 25 modalidade também será lembrado pelo destaque nesta temporada.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)