De acordo com a organização, as cores azul, vermelho, verde e violeta pastel, predominantes nas arenas de disputas, representam a riqueza e a diversidade da França. Além disso, a identidade visual traduz a elegância e leveza de espírito, típicas dos Jogos, com base em quatro princípios: celebração, transferência, racionalização e personalização.
Ainda segundo o Comitê Organizador, “a identidade visual de 2024 é intencionalmente colorida, esteticamente agradável, ousada, refinada, moderna e cheia de simbolismo, espelhando a elegância francesa, a alma desta edição dos Jogos e a alegria pela celebração do megaevento, tão esperado desde o término de Tóquio 2020”.
Uma das inspirações da identidade visual é a Art Déco, expressão artística bastante presente em 1924, ano em que a capital francesa recebeu os Jogos Olímpicos pela primeira vez.
Mascote: Gorro Frígio
Um símbolo de liberdade, presente no coração de muitos grandes eventos históricos na França, o famoso gorro frígio inspirou diretamente as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024.
“Escolhemos um ideal para representar a mascote dos Jogos de Paris 2024, ou seja, um símbolo”, disse Tony Estanguet, presidente do Comitê Organizador de Paris 2024. “Por que o gorro frígio? É um símbolo muito importante. Um símbolo francês, é claro. Encarna perfeitamente a República Francesa. Você conhece bem esse símbolo porque é um símbolo que já está em nosso dia a dia. É um símbolo que é conhecido em todo o mundo, que tem um significado muito forte”.
Com uma longa tradição, os gorros frígios acompanharam o povo francês em momentos históricos, que remontam a 1163, no canteiro de obras da Catedral de Notre-Dame de Paris, bem como à Revolução Francesa de 1789.
Sobre os Jogos Paralímpicos de Paris 2024
O programa do megaevento será composto por 22 modalidades: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo. No entanto, há 23 pictogramas, pois o Comitê Organizador fez um para o ciclismo de estrada e outro para o de pista.
A tabela completa dos Jogos de Paris 2024, com o horário local, está disponível neste link e sujeita a alterações até o final do evento. A capital francesa está quatro horas à frente de Brasília.
As provas terão início no dia seguinte à cerimônia de abertura, no dia 29 de agosto de 2024, uma quinta-feira, com disputas de rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, bocha, tênis de mesa, goalball, basquete em cadeira de rodas, badminton, natação, vôlei sentado e ciclismo.
As primeiras medalhas serão entregues neste mesmo dia no taekwondo (três medalhas), natação (16 medalhas) e ciclismo (quatro medalhas). Ao todo, 23 medalhas serão entregues no dia 29 de agosto.
A competição contará com um número recorde de medalhas para mulheres. No dia 8 de setembro, o último do megaevento, a maioria das disputas será feminina. Quatorze medalhas serão concedidas para elas, em disputas de basquete em cadeira de rodas, halterofilismo, atletismo e canoagem.
Os ingressos para os Jogos de Paris 2024 começarão a ser vendidos ainda neste ano, com valores a partir de 15 euros (aproximadamente R$ 83 na cotação atual).
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)