Festival Paralímpico Loterias Caixa
O Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), ocorrerá em 105 locais espalhados por todas as regiões do país, no próximo sábado, 24. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online neste link.
O evento é organizado pelo CPB desde 2018, exceto em 2020, por causa da pandemia de Covid-19. O objetivo é proporcionar a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Estes 105 núcleos estarão localizados nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal. Dessas 105 sedes, 25 são Centros de Referência do CPB.
Grand Prix Marrakech de atletismo paralímpico
O Brasil encerrou a sua participação no Grand Prix de atletismo paralímpico em Marrakech, no Marrocos, neste sábado, 17, na liderança do quadro geral de medalhas da competição. Ao todo, a Seleção Brasileira da modalidade conquistou 36 medalhas, sendo 21 ouros, 13 pratas e dois bronzes e ficou à frente de 39 países que participaram do evento.
Open Fundação Ganbare de tênis em cadeira de rodas
O Brasil conquistou seis medalhas – duas de ouro e quatro de prata – no Open Fundação Ganbare de tênis em cadeira de rodas, disputado entre os dias 14 e 17 de setembro, na cidade de Pereira, Colômbia. Essa foi a primeira competição da brasiliense Jade Lanai após suas conquistas no US Open Junior – simples e duplas.
Na Colômbia, ela ganhou duas medalhas de prata (junior misto simples e duplas femininas). O Open Fundação Ganbare é um dos quatro torneios que compõem a Gira da América do Sul de tênis em CR, evento que ocorrerá na Colômbia e Argentina até o dia 8 de novembro.
Na primeira competição da Gira, em Cali, também na Colômbia, o Brasil ficou com duas pratas: Vitoria Miranda Dias Anatolio (Juniors) e Leandro Gonçalves Peña (Quad)
Confira a lista completa de medalhas do Brasil no Open Fundação Ganbare:
Feminino simples
Meirycoll Juli Duval da Silva – prata
Masculino quad simples
João Lucas Dutra Takaki – ouro
Leandro Gonçalves Peña – prata
Junior misto simples
Jade Lanai – prata
Feminino duplas
Maria Fernanda Garcia Alves e Jade Lanai – prata
Quad duplas
João Lucas Dutra Takaki e Leandro Gonçalves Peña – ouro
Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Aracaju
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa desembarca em Aracaju (SE) nesta quarta-feira, 21, com disputas de atletismo, natação e halterofilismo na Universidade Tiradentes (Unit). Ao todo, 139 atletas se inscreveram para as competições nas três modalidades.
Aracaju será a sétima cidade brasileira e a quinta nordestina a receber o evento neste ano. Na região, em 2022, o Meeting já passou por Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE). A etapa na capital sergipana será a última do Nordeste nesta temporada e, quando for encerrada, o Meeting terá completado 1.333 km em 17 dias na região.
Além disso, o evento em Aracaju será a segunda edição deste ano com as três modalidades. Setenta e seis atletas estão inscritos para as provas de atletismo, 35 para as disputas de natação e 28 competidores nas de halterofilismo. Em 2022, apenas Natal havia recebido todas as modalidades. A capital potiguar também foi a etapa com mais inscrições e a única que superou Aracaju até agora na atual temporada. Foram 193 esportistas inscritos no Rio Grande do Norte.
Além das capitais nordestinas citadas, Campo Grande (MS) e Macapá (AP) também já receberam o evento em 2022. Depois de Aracaju, Brasília (DF) sediará a próxima etapa, no dia 1º de outubro. Para ver o calendário completo do evento em 2022, basta clicar aqui.
Patrocínios
O Festival Paralímpico tem o patrocínio das Loterias Caixa.
O Meeting Paralímpico Loterias Caixa tem o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem
A natação é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
O halterofilismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)