Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Festival Paralímpico Loterias Caixa será realizado em 105 locais espalhados pelo país; confira os núcleos e as cidades

Os 105 núcleos estarão localizados nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal | Foto: Ale Cabral / CPB

O Festival Paralímpico Loterias Caixa, realizado anualmente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), será realizado em 105 locais espalhados por todas as regiões do país no próximo dia 24 de setembro. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário online neste link.

O evento, que é organizado pelo CPB desde 2018, proporciona a crianças com e sem deficiência (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difunde o Movimento Paralímpico por todo o território nacional. Estes 105 núcleos estarão localizados nas 27 unidades federativas do Brasil – 26 estados e o Distrito Federal. Dessas 105 sedes, 25 são Centros de Referência do CPB.

Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê, elaborado em 2017, e têm o objetivo de aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.

CONFIRA A LISTA DAS SEDES SELECIONADAS PARA O FESTIVAL PARALÍMPICO 2022

CONFIRA  A LISTA DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DO CPB SELECIONADOS PARA O FESTIVAL PARALÍMPICO 2022

Em algumas cidades, haverá dois núcleos diferentes que receberão as atividades do Festival Paralímpico. Em São Luís, no Maranhão, por exemplo, o Parque do Bom Menino (espaço definido pela Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência da capital maranhense) e o Instituto Silvia de Handebol (ISDH) serão duas das sedes do projeto do CPB no dia.

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também contará com dois núcleos que farão parte do Festival: o Grêmio Náutico União (GNU) e o Parque Ramiro Souto (local definido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude da capital gaúcha).

Entre os inscritos para o evento até esta segunda-feira, 12, cerca de 45% eram crianças ou jovens com deficiência intelectual. Participantes com autismo também representavam 15,4% das inscrições, enquanto com deficiência correspondiam a 11,9%.

A primeira edição do Festival, há quatro anos, foi realizada em 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos. 

O Festival ocorre em setembro por causa da celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 2021, devido à pandemia de Covid-19, o evento foi adiado e realizado em 4 de dezembro para acompanhar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro).

Serviço
 

Data: 24 de setembro (sábado) 
Horário: 8h30 às 12h 
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência 
Modalidades: três modalidades paralímpicas por sede 
Contato: festival.paralimpico@cpb.org.br 

Patrocínios

O Festival Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery