A segunda etapa regional do Conexão Paralímpica acontecerá nos próximos dias 22 e 23 de junho, em Goiás. O evento é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da diretoria de Desenvolvimento Esportivo.
Ao todo, 225 atletas de sete Estados e do Distrito Federal se inscreveram para participar do evento, que reúne três competições diferentes. São elas: o Intercentros, torneio entre participantes dos programas de Centros de Referência do CPB, com 144 participantes; Paralimpíadas Universitárias, competição entre alunos de faculdades com deficiência (62 atletas); e as Paralimpíadas Militares, que vão reunir 19 competidores e têm o objetivo de estimular a prática esportiva entre militares e agentes de segurança com deficiência e revelar atletas com potencial.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do CPB, elaborado em 2017 e revisitado em 2021. O objetivo é aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, desde a iniciação até o alto rendimento.
No evento de Goiânia, serão disputadas competições de cinco modalidades em três locais diferentes. O atletismo, a bocha e o tiro com arco estarão no campus dois da PUC Goiás, enquanto a natação ficará concentrada no Sesi Multiparque. O tiro esportivo será realizado na cidade vizinha de Aparecida de Goiânia, na Liffe Academia de tiro.
A edição de 2023 do Conexão Paralímpica tem novo formato é a primeira a ter fases regionais. Em maio, foi disputada a etapa de São Paulo, com a participação de 301 atletas de 11 estados e do DF.
Após a edição do Conexão de Goiânia, o evento terá uma nova fase regional em João Pessoa. No segundo semestre, em outubro, ocorre a fase nacional, novamente em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.
A primeira edição do Conexão Paralímpica aconteceu em outubro do ano passado, em João Pessoa, e reuniu 510 participantes.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)