O Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio anunciou nesta segunda-feira, 3, o calendário esportivo dos Jogos Paralímpicos do ano que vem após o adiamento do maior evento esportivo do planeta devido à pandemia do Covid-19 em 2020.
Ao todo, serão disputados 539 eventos de 22 modalidades e utilizadas 21 arenas na capital japonesa entre 25 de agosto e 5 de setembro de 2021. A cerimônia de abertura está agendada para o dia 24 de agosto.
De acordo com a agenda divulgada, o primeiro dia de disputa por medalhas já será em 25 de agosto. O ciclismo feminino será a primeira modalidade a conhecer as medalhistas paralímpicas desta edição. Além do ciclismo, natação e esgrima em cadeira de rodas também conhecerão seus medalhistas.
A modalidade com maior número de eventos individuais nos Jogos será o atletismo, com finais em todas as sessões, totalizando 167 eventos medalhados.
“O anúncio do cronograma da competição é sempre um marco fundamental para todos os Jogos Paralímpicos. Com pouco mais de um ano, os paratletas agora podem ver quando estarão competindo e os espectadores podem começar a planejar quais eventos eles querem assistir pessoalmente ou assistir pela televisão", disse o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), Andrew Parsons.
O cronograma de competições seguiu, assim como cronograma original antes do adiamento, a premissa de horário para facilitar o acompanhamento do público. Ao todo, os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2021 terão 300 sessões, sendo 109 com medalhas em disputa. Confira aqui o cronograma completo.
LEIA MAIS
Federação de Tênis de Mesa confirma classificação de mais cinco atletas do Brasil para Jogos Paralímpicos
Comitê Paralímpico Internacional divulga novos regulamentos de qualificação para os Jogos de Tóquio
Em 29 de agosto de 2021, domingo, acontecerão 63 eventos com premiações em pódios, o dia com maior quantidade de medalhas em disputa. Serão 20 finais no atletismo, 13 na natação, cinco no judô, quatro no triatlo e no remo.
Os Jogos de Tóquio marcam a estreia de duas modalidades, o parabadminton e parataekwondo. Ambas começam na segunda metade dos Jogos. A última modalidade a conhecer seus medalhistas será o basquete em cadeira de rodas masculino, em 5 de setembro, dia que ainda haverá as tradicionais maratonas masculina e feminina.
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)