Milo e Tina, dois arminhos, animais da família das doninhas, são as mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2026, que acontecerão nas cidades de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália. Eles foram hapresentados ao público na noite desta quarta-feira, 7, durante o tradicional Festival de Sanremo.
De pelagem marrom, Milo será o representante dos próximos Jogos Paralímpicos de Inverno 2026. Ele é descrito como um sonhador e um personagem resiliente, que adora brincar na neve e, no tempo livre, inventa seus próprios instrumentos musicais. Ele nasceu sem uma pata e aprendeu a andar usando sua cauda. A frase que mais representa a mascote paralímpica de Milano Cortina 2026 é “Os obstáculos são trampolins”.
Sua irmã de pelagem clara chama-se Tina e representará os Jogos Olímpicos de Inverno 2026. Criativa e prática, ela também é muito curiosa. Ela vive na cidade e adora assistir a shows e concertos que a introduziram ao poder da beleza e sua força transformadora. A frase que mais a representa é “Sonhe grande!”
A criação das mascotes é resultado de um trabalho colaborativo entre o Comitê Organizador e o Ministério da Educação italiano, envolvendo estudantes do ensino fundamental e médio, que apresentaram mais de 1.600 sugestões.
O processo culminou em uma eleição entre duas ideias lançadas no próprio Festival de Sanremo, em 2023. Os arminhos vencedores foram propostos pelos estudantes do Institute Comprehensive of Taverna, da região da Calábria.
Tina e Milo também serão acompanhados por seis pequenos flocos de neve, ideia apresentada pelos alunos do Istituto Comprensivo Sabin, da Lombardia. Eles serão os melhores amigos de Tina e Milo.
Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão e Cortina serão realizados de 6 a 15 de março de 2026.
*Com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC)
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)