O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe no domingo, 25, a primeira etapa classificatória do Troféu Thiago Pereira – Circuito FAP 2018. Pela primeira vez, o torneio terá uma categoria para nadadores paralímpicos e uma outra especifica para atletas com síndrome de Down.
No Troféu Thiago Pereira, na categoria paralímpica, podem participar nascidos entre os anos 2000 a 2003, das 14 classes funcionais, assim como os nadadores com síndrome de Down. Atletas como João Pedro Drumont, da classe S9, que integra a Seleção Brasileira de jovens da natação, e Ana Karolina Soares, S14, destaques das Paralimpíadas Escolares do ano passado e recordista brasileira em sua classe.
“É interessante por ser uma competição inclusiva, existem poucas com atletas convencionais e paralímpicos”, destacou Leonardo Tomasello, técnico-chefe da natação no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
A competição é dividida em quatro etapas classificatórias e a super final. Todas serão no estado de São Paulo. A segunda etapa será no dia 12 de maio, em Americana, a terceira no dia 26 do mesmo mês, em Ribeirão Preto. Em agosto acontecerá a quarta e última fase classificatória, em São José dos Campos. Para definirem os nadadores que disputarão a super final, que acontecerá em 29 de setembro, será utilizada a tabela de índice técnico de cada prova/classe, para os atletas paralímpicos. A soma destes índices classificará os nadadores para super final.
Esta será a terceira edição da competição que recebe o nome do nadador Thiago Pereira, maior medalhista em Pan-Americano com 23 medalhas. O atleta também conquistou a prata nos 400m medley nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
Assessoria de comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)