Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Colaborador do CPB atua como goleiro e visa sucesso no Brasileiro de Futebol de 7

Alê Cabral/CPB

Nesta segunda-feira, 27, teve início o Campeonato Brasileiro de Futebol de 7 da primeira divisão, no Centro de Treinamento Paralímpico. Nove times estão disputando o título nacional. Entre eles o APBS/Corinthians-SP, time de Ricardo Andrade, de 32 anos, que trabalha na área administrativa do Comitê Paralímpico Brasileiro há um ano e joga futebol de 7 desde 2008. 

Ricardo nasceu com paralisia cerebral ocasionada por falta de oxigenação na hora do parto, o que afetou suas pernas, seu braço direito, e, como ele descobriu apenas essa semana durante a classificação, um pouco do seu braço esquerdo. O goleiro conheceu o esporte por um amigo e conta que foi a realização de um sonho: "Eu sempre quis estar no esporte. Mas eu achava que isso fosse impossível. Tem aquela questão, para quem é deficiente, de existir o bullying na infância. Foi muito legal quando eu descobri que podia jogar."

Conciliar o emprego no CPB com o posto de atleta é cansativo, mas ele afirma ser recompensador: "Eu fui perguntado se conseguiria conciliar já no processo seletivo. Estou conseguindo. Treino aos fins de semana e, hoje, vou sair cansado daqui e depois trabalhar, mas é uma motivação a mais. E está sendo bem bacana trabalhar aqui. O que me atraiu foi o que o CPB emprega em nível nacional e internacional, que é a inclusão."

O APBS/Corinthians-SP estreou com uma derrota de 4×1 para o CETEFE-DF. Mas a meta é chegar à semifinal, que será na quinta-feira: "Se não chegarmos, que pelo menos consigamos concluir o campeonato de cabeça erguida."

Os times estão separados em 3 grupos. O grupo A é formado pelo Vasco da Gama-RJ, atual campeão brasileiro e AMAPED/Praia Clube-RJ e MOHCIPED-DF. No grupo B está o vice-campeão de 2018, CAIRA-MS, o ATIVA-MS e o CEPE-SC. Já o grupo C é formado pelo CETEFE-DF, terceiro colocado no campeonato do ano passado, ADD-MS e APBS/Corinthians-SP.

Os times APBS/Corinthians-SP, AMAPED/Praia Clube-RJ, CEPE-SC e MOHCIPED-DF jogaram pela segunda divisão na temporada passada. Os três primeiros colocados de cada grupo e o 2º melhor colocado geral irão para a semifinal. A final será na sexta-feira, 31, às 17h30, e terá transmissão do SporTV3.

Em 2019, será realizado o Campeonato Mundial de Futebol de 7, de 4 a 20 de julho, em Madri, Espanha. Em seguida, a Seleção Brasileira da modalidade disputará os Jogos Parapan-Americanos de Lima, em agosto.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery