Neste último fim de semana, 7 e 8, aconteceu a Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Curitiba, Paraná. Ao todo, foram disputadas 71 finais nas duas modalidades, nas categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior e master; nas distâncias de 200m, 500m, 1000m e 5000m.
O destaque do evento ficou por conta dos canoístas do Iate Clube de Londrina, campeão geral da Copa do Brasil na Paracanoagem. A agremiação terminou em primeiro lugar com 143 pontos, à frente do Clube de Canoagem de São José dos Pinhais, com 128 pontos, e da Associação Caiakagem de Canoagem, de Brasília, com 98.
Participaram do evento 220 atletas representando 34 clubes e associações de canoagem dos estados de São Paulo, Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina.
A divulgação oficial de todos os classificados na canoagem velocidade e paracanoagem será divulgado em breve no site oficial da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa)
Cursos de Desenvolvimento
Durante a competição, a CBCa organizou, com o apoio da Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro, dois cursos: um de arbitragem de paracanoagem e canoagem velocidade e outro de classificação funcional. Os cursos visam à formação de novos árbitros que atuarão em eventos regionais e nacionais da canoagem brasileira e, também, de profissionais que trabalham no sistema de classificação funcional da paracanoagem.
O curso de classificação funcional contou com a participação de brasileiros, canadenses, uruguaios, chilenos e argentinos e foi ministrado pela Chefe de Classificação Funcional na Federação Internacional de Canoagem (FIC), Maria de Fátima Fernandes Vara, e pelo chefe da paracanoagem na FIC, John Edwards.
Para John Edwards, o Brasil é líder no desenvolvimento da paracanoagem, não apenas no continente americano, mas, sim, em todo o mundo. “Fiquei muito impressionado com o nível educativo dos cursos, pois demonstrou que os jovens treinados aqui estão muito bem. Essa é a fundação para os próximos anos no esporte”, ressaltou.
A Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem foi organizada e supervisionada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e contou com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Prefeitura de Curitiba, Sanepar, GE e Itaipu Binacional.
*Com informações de Confederação Brasileira de Canoagem
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)