Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Clube de Brasília se sagra campeão brasileiro na canoagem paralímpica

Canoístas competem em Lagoa Santa/MG | Foto: Divulgação/CBCa

O Campeonato Brasileiro de canoagem velocidade (convencional) e canoagem paralímpica 2023 se encerrou neste final de semana, em Lagoa Santa, Minas Gerais. A competição contou, ao todo, com a participação de 436 atletas, representando 43 equipes de todo o Brasil. O Instituto Bombeiros de Responsabilidade Social (IBRES), de Brasília, sagrou-se campeão nacional paralímpico, assim como no ano passado, agora, com 49 pontos. O Iate Clube de Londrina (ICL) ficou na segunda posição (26) e o Clube de Remo Curitiba (CRCuritiba) completou o pódio (16). Os resultados podem ser conferidos neste link.

Principal torneio brasileiro da modalidade, o Brasileiro abriu espaço para atletas que buscam consolidação no cenário nacional, como é o caso de Tcharler Bezech, oriundo de Santa Catarina e prata na prova VL3 200m durante o Brasileiro. “Já competi em outros lugares. Sempre ficava em quinto ou sexto. Agora, na minha estreia com barco de 5 kg e remo de fibra de carbono, consegui chegar em segundo lugar. Para mim, é uma vitória, pois consegui honrar as pessoas que acreditam na canoagem paralímpica. Um agradecimento especial aos meus treinadores e patrocinadores”, pontuou.

Giovane Vieira, prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, também competiu no Brasileiro e saiu com um ouro do torneio. Pantera Negra, como é conhecido no mundo da canoagem, agora se prepara para o Pan e o Sul-Americano da modalidade, que serão disputados de 28 de setembro a 1º de outubro, também em Lagoa Santa. “Esse é o resultado da minha dedicação à canoagem, estou muito feliz. Na próxima semana, também vou representar o meu Brasil no Pan e Sul-americano. Então, partiu descansar um pouco, treinar e fazer bonito no próximo final de semana de novo”, disse.

Quem também estará no Pan-americano e Sul-Americano de canoagem paralímpica é o atleta Miquéias Elias, que compete na prova KL3. “Graças a Deus, tive um bom resultado aqui no Brasileiro, cruzei a linha de chegada em primeiro e garanti o ouro. É só o começo de mais uma semana que será bastante agitada aqui em Lagoa Santa, uma cidade tão acolhedora. Espero a torcida de todos novamente nos próximos campeonatos”, falou Miquéias.

*Com informações da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery