Na manhã deste sábado, 24, foi inaugurada a pista de atletismo da Universidade Tiradentes (Unit) onde acontecem, pela primeira vez, as competições do Regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa desde sexta-feira, 23, quando começaram as disputas de halterofilismo, que têm caráter nacional.
“Estamos certos que após este evento vamos colocar Aracaju no mapa do desenvolvimento do esporte paralímpico. Essa é a competição mais importante no nordeste do Brasil, portanto, neste fim de semana, Aracaju é a capital do esporte”, disse Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ele também elogiou a estrutura da universidade, representada pelo reitor Jouberto Uchôa.
Também estiveram presentes outras autoridades: o representante das Loterias Caixa, patrocinadora do Circuito, Gregório Marino, o secretário de Esporte, Lazer e da Juventude do estado de Sergipe, Antônio Hora Filho, e o Deputado Estadual Fábio Mitidieri (PSD-SE).
O atleta Yohansson do Nascimento, alagoano multimedalhista paralímpico, inaugurou oficialmente a pista, correndo com o atleta Alan Bizerra, da classe T12 (para deficiêntes visuais), que representa o clube APA-Petrolina, por 100m. Alan competirá os 800m, 1.500m, 5.000m nesta etapa regional. “Sou do estado vizinho [Alagoas] e me sinto muito em casa aqui. Fico feliz que outros atletas vão poder começar a seguir seus sonhos, como eu segui”, comentou o velocista.
Após a solenidade, o destaque dessa manhã na modalidade ficou com Maria Clara da Silva, da classe T47, do clube ADEVIRN, que conquistou a medalha de ouro nos 100m com o tempo de 14s03. A atleta de apenas 14 anos fez sua primeira participação no Circuito Loterias Caixa, e com o tempo feito na pista recém-inaugurada, garantiu vaga nas etapas nacionais que serão realizadas a partir de junho no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
No halterofilismo, a atleta Mariana D’Andrea, da categoria até 67 kg, que fez parte da Seleção de Jovens no Mundial do México em 2017, bateu duas vezes o recorde brasileiro Júnior e Adulto, que eram, respectivamente de 60kg e 97 kg. Primeiro, ela levantou 105 kg. Na segunda pedida de peso colocou 112 kg e homologou os novos recordes.
Já na piscina da Unit, a paranaense Andressa Pinheiro, da classe S14, que foi destaque nas Paralimpíadas Escolares do ano passado, faturou duas medalhas de ouro. Nos 200m livre, fez 3min10s65, e nos 100m costas 1min27s59, em ambas as provas obteve o índice mínimo para as fases nacionais da natação do Circuito Loterias Caixa.
Imprensa
Os profissionais de imprensa interessados em cobrir a etapa regional Norte-Nordeste do Circuito Loterias Caixa de Atletismo e Natação não precisam de credenciamento prévio. Bastará dirigir-se à sala de imprensa da arena para identificação.
O Circuito
O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pelas Loterias Caixa. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, halterofilismo e natação. Composto por quatro fases regionais e duas nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país. Em 2018, as disputas das fases nacionais serão separadas por modalidade – haverá ainda um Campeonato Brasileiro de cada esporte.
Patrocínios
O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.
A natação e halterofilismo tem patrocínio das Loterias Caixa.
Serviço
Data: 23, 24 e 25 de março
Cidade: Aracaju (SE)
Universidade Tiradentes (UNIT)
Endereço: Avenida Murilo Dantas, 300 – Farolândia – Aracaju (SE)
Programação*
Circuito Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação – Etapa Regional Norte-Nordeste
Sexta-feira (23/3) – 9:30h às 12:30h e 15:30 às 19h
Sábado (24/3) – 8h às 12h e 14h às 18h
Domingo (25/3) – 8h às 12h
*Sujeita a alterações
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)