Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Cinco brasileiros param nas quartas de finais no 2º dia da Copa do Mundo de esgrima em CR

Rayssa Veras (à esq.) foi uma dos atletas brasileiros a cair nas quartas de finais | Foto: Ale Cabral/CPB
O segundo dia de competição na Copa do Mundo de esgrima em cadeira de rodas movimentou o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, nesta sexta-feira, 15.  Após o ouro do gaúcho Jovane Guissone, no florete B, na estreia da competição, outros brasileiros entraram em disputa na capital paulista. Cinco deles pararam nas quartas de finais: Rayssa Veras, Mônica Santos, Vanderson Chaves, Izaías Monteiro e Rodrigo Massarutt. 

Nesta sexta-feira, houve disputas femininas, com florete e espada, e masculinas, com sabre. A festa maior ficou para os espanhóis, italianos, tailandeses e franceses, que conquistaram as quatro medalhas de ouro do dia.

Na espada A feminina, Rayssa Veras, superou as oitavas de final, vencendo a atleta Apinya Thondaeng, da Tailândia, por 15 a 12. No entanto, na decisão de quem se qualificaria para o pódio, quando estava em disputa uma vaga na semifinal, Rayssa foi derrotada por 15 a 3 pela sul-coreana Hyo Kyeong Kwon, uma das finalistas.

As outras brasileiras na disputa da espada foram Rudineia Manica, eliminada no quadro de 32; Fabiana Soares, Carminha Oliveira e Karina Maia, que caíram nas oitavas. O título ficou com a espanhola Judith Rodriguez Menéndez, que, na decisão,  bateu a algoz de Rayssa Veras, Hyo Kyeong Kwon, por 15 a 13. 

Na competição do florete B feminino, Mônica Santos foi mais uma a ficar próxima de medalha. Ela começou bem a disputa eliminatória, derrotando a tailandesa Chintanakon Seepak por 15 a 3, nas oitavas. Contudo, na sequência, quando tentava chegar à semifinal, foi derrotada por Irma Khetsuriani, da Geórgia, por 15 a 7, e deu adeus à competição. A georgiana ficou com a medalha de prata após ser derrotada na final por Saysunee Jana, da Tailândia, por 15 a 11.

Masculino
Fábio e Kevin Damasceno, que na Copa Brasil protagonizaram a decisão e conquistaram medalhas de ouro e prata, respectivamente, tiveram campanhas distintas nesta Copa do Mundo. Enquanto Kevin perdeu por 15 a 8, no quadro de 32, para Wan Gun Kim, da Coreia do Sul, Fábio foi eliminado na etapa seguinte, pelo tailandês Boonsiri Sanitmuanwai: 15 a 10.

Os outros brasileiros que competiram no sabre A foram eliminados, coincidentemente, por tailandeses no quadro de 32. Alex Souza perdeu para Yuenyong Khanthithao, por 15 a 9; já Sandro Colaço foi batido por Korakod Sangsawang, por 15 a 1. A final foi disputada entre italianos e Edoardo Giordan faturou o ouro ao bater Matteo Dei Rossi por 15 a 8.

No sabre B masculino, Anderson Pires caiu nas oitavas, com os outros três brasileiros avançando às quartas. Mas a medalha escapou nas três chances: Vanderson Chaves perdeu por 15 a 4 para o sul-coreano Hwan Eun Ryu; Izaías Monteiro foi derrotado pelo tailandês Pipat Thongjapo por 15 a 3; e Rodrigo Massarutt perdeu para Gianmarco Paolucci, da Itália, por 15 a 5.

O italiano Paolucci, no entanto, não conseguiu realizar o sonho da medalha de ouro. Na decisão, ele foi derrotado pelo francês Maxime Vallet. 

A Copa do Mundo de esgrima em CR continua neste sábado, 16, com as disputas individuais de espada A e B para homens e sabre A e B para mulheres. A grande atração é Jovane Guissone, na espada B, arma em que é especialista e já conquistou duas medalhas paralímpicas: ouro nos Jogos de Londres 2012 e prata nos Jogos de Tóquio 2020. 

O torneio se encerrará no próximo domingo, 17. Ao todo, 244 atletas participam da competição promovida pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS).

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrrima (CBE). 


Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 

O atleta Jovane Guissone é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery