Iniciando os trabalhos de 2024, um ano importante para o esporte paralímpico devido aos Jogos Paralímpicos de Paris, o Departamento de Ciência do Esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) voltou de férias com força total no acompanhamento dos nossos atletas.
Nessa semana é a vez da seleção brasileira de para canoagem ser submetida a avaliações na Sede Náutica da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo (SP).
Como forma de preparação para o Campeonato Mundial da modalidade, os atletas Luís Carlos Cardoso da Silva, Débora Benevides e Jean Panucci realizaram testes com a tecnologia de rastreamento (GPS) acoplado aos barcos para captar informações importantes para o ajuste do treinamento.
De acordo com o coordenador do departamento de ciência do esporte do CPB, Thiago Lourenço, esse acompanhamento já vem sendo realizado desde o ano passado e já contribui para ajustes específicos em cada atleta.
“Com essas informações de velocidade e aceleração do barco, podemos identificar padrões específicos de cada atleta e trabalhar de forma individualizada tanto o treinamento quanto a estratégia de prova”, disse Thiago.
Ainda de acordo com Thiago, os atletas participam das analises juntamente da comissão técnica para tais ajustes. “Essa devolutiva aos atletas é de suma importância para que eles se sintam pertencentes ao processo. Precisam saber o que está ocorrendo para, em conjunto, buscar soluções que melhores o desempenho”. Nos próximos meses, já estão planejadas outas análises para acompanhamento dos atletas.