Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Centro do Rio de Janeiro recebe mural paralímpico de arte em ação com apoio do CPB

Mural paralímpico foi pintado na rua Santa Luzia, 405, no Centro do Rio de Janeiro | Foto: Divulgação

Um mural paralímpico na rua Santa Luzia, 405, no Centro do Rio de Janeiro, foi finalizado e lançado na última sexta-feira, 2, em homenagem aos esportes paralímpicos e à inclusão das pessoas com deficiência nas esferas social e esportiva. A ação contou com o apoio cultural do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio.

As pinturas da empena (parede lateral do edifício) tiveram aproximadamente 200 m² de tamanho e foram realizadas pelos artistas Nicolau Mello, João ‘Nitcho’ e Criz Silva, especialistas em graffiti, design gráfico e artes visuais.

“Ações como esta são importantes porque contribuem para a difusão da mensagem que o Comitê Paralímpico Brasileiro leva consigo: incluir as pessoas com deficiência na sociedade. Somos presença marcante e relevante no esporte e estendendo também para a área cultural. Quantos espaços que o Movimento Paralímpico puder ocupar, melhor para todos nós”, afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB e bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008).

Legenda: Pinturas foram realizadas pelos artistas Nicolau Mello, João ‘Nitcho’ e Criz Silva, especialistas em graffiti, design gráfico e artes visuais | Foto: Divulgação

Foram criadas imagens ilustrativas das modalidades skate paralímpico e atletismo, com desenhos de corrida em cadeira de rodas e da velocista Terezinha Guilhermina, atleta com deficiência visual nascida no interior de Minas Gerais e uma das principais vencedoras do país no esporte paralímpico, com oito medalhas em Jogos Paralímpicos.  

“A intenção da pintura é afirmar um olhar de admiração e incentivo aos atletas paralímpicos. Vencer adversidades diariamente e ser atleta é um exemplo de inspiração para todos nós. Escolhemos alguns esportes para representar essa intensa relação das pessoas com a cidade e sua perseverança para alcançar os objetivos, esportivos ou pessoais”, explicou Nicolau Mello, um dos realizadores da obra.

A ação faz parte do projeto Rio Esporte Arte, iniciativa lançada nos Jogos Rio 2016, quando foi pintado à época um mural com imagens alusivas ao basquete paralímpico no mesmo local. Porém, com o passar do tempo, a pintura ficou deteriorada e, por isso, houve o processo de revitalização agora em 2022.  

Antes, o projeto ainda contou com a segunda edição em 2018, quando foram pintados murais sobre esportes olímpicos. Ao todo, o Rio Esporte Arte já pintou cinco empenas de prédios, formando um corredor cultural interligando Lapa, Centro, Região Portuária e Tijuca.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery