Centro de Treinamento
Paralímpico Brasileiro

Rodovia dos Imigrantes KM 11,5
Vila Guarani – São Paulo
CEP 04329-000

Telefone:
(11) 4710-4000

Horário de atendimento:
9h às 18h de segunda a sexta.

Centro de Treinamento Paralímpico será sede pela 1ª vez do Troféu Brasil 2024

Atletas se preparam para dar a largada durante treino na pista do CT Paralímpico | Foto: Ale Cabral / CPB

O 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de 27 a 30 de junho, tem uma grande novidade. A competição será realizada pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico (plataforma streaming da Nsports).

A instalação esportiva, administrada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, é uma das melhores do continente, cuja pista Mondo oferece condições de bons resultados para os atletas (também na área de aquecimento) e conforto para o público na arquibancada coberta, com entrada gratuita. A pista do CT Paralímpico é nivel 1 da World Athletics (que rege a modalidade em âmbito mundial) e, no último final de semana, recebeu o Circuito Loterias Caixa de atletismo. Na competição, houve o recorde mundial no arremesso de peso feito pela amapaense Wanna Brito na classe F32 (paralisados cerebrais), com 7,85m, e o recorde das Américas no lançamento de disco F11 (deficiência visual), com a mineira Izabela Campos, com 40,12m.

A pista também está no Guiness Book desde que o velocista paraibano Petrúcio Ferreira bateu o recorde mundial na prova dos 100m T47 (amputados de braço) e se tornou o paralímpico mais rápido do planeta ao cravar 10s29 em maio de 2022.

Este ano, com a participação de atletas com deficiência – com provas paralímpicas a serem anunciadas – a quantidade de participantes deverá ser ainda maior do que na edição de 2023. E uma atração a mais será a briga por índices e pontos no Ranking Mundial para os Jogos Olímpicos de Paris, em agosto. E de índices para o Mundial Sub-20 de Lima (PER), também em agosto. O evento também será um teste para os Jogos Paralímpicos na capital francesa, já que janela de classificação do CPB para Paris 2024 se encerra no dia 16 de junho.

A expectativa é que o CT Paralímpico receba um número expressivo de atletas e muita competitividade nas disputas. No ano passado, em Cuiabá (MT), foram 625 atletas (281 no feminino e 344 no masculino), com 114 entidades, oito recordes da competição quebrados, 37 melhores marcas pessoais e 43 melhores marcas da temporada estabelecidas. Mais de 250 mil pessoas assistiram as competições em pool de canais durante quatro dias e mais de 7 mil pessoas foram ao Centro Olímpico de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso.

A decisão sobre a sede foi tomada em encontro realizado em São Paulo entre Mizael Conrado, presidente, e Jonas Freire, diretor de Esportes de Alto Rendimento, do CPB, e Wlamir Motta Campos, presidente, e Claudio Castilho, diretor Executivo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

“O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo é a casa do Movimento Paralímpico nacional. Os maiores nomes do atletismo paralímpico do Brasil e do mundo passaram pela pista e pelo campo do CT. Estamos felizes também em contribuir com os amigos do atletismo olímpico nesta edição do Trofeu Brasil. Muitos dos quais já competiram aqui nos Desafios CPB/CBAt e esperamos que possam apresentar suas melhores performances em nossa casa”, afirmou Mizael Conrado, presidente do CPB, bicampeão paralímpico no futebol de cegos (Atenas 2004 e Pequim 2008) e eleito o melhor jogador do mundo em 1998.

“Temos muito a comemorar. Quero agradecer ao presidente Mizael Conrado pela parceria. O CPB é um centro de excelência , que completa oito anos em maio”, comentou o presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos. “Temos de celebrar também o primeiro Troféu Brasil inclusivo, já que no nosso programa horário serão incluídas provas de paratletismo.”

A CBAt continua a buscar novidades para a principal competição interclubes da América Latina. “Tenho certeza que será um Troféu Brasil memorável. O que é excelente como exemplos de inclusão, de cultura esportiva e do poder do esporte como ferramenta de inclusão e transformação social”, acrescentou Wlamir.

A parceria CBAt/CPB começou em 2018, quando as entidades passaram a organizar competições em conjunto, denominadas Desafio CBAt/CPB, em nome da hashtag #somosatletismo. A competição tem a finalidade de difundir e desenvolver a prática da modalidade entre atletas brasileiros com e sem deficiência. Neste ano, serão quatro etapas em São Paulo.

O Esporte Clube Pinheiros de São Paulo foi octacampeão da 42ª edição do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo em 2023. Foi campeão geral, com 479 pontos, e também o primeiro nos naipes feminino (275 pontos) e masculino (204). O mineiro Praia Clube/Exército/Futel foi o segundo colocado (240 pontos) e a União Catarinense de Atletismo (UCA-SC) a terceira (156 pontos).

Patrocínios
As Loterias Caixa e a Braskem são patrocinadores oficiais do atletismo paralímpico brasileiro.

Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)

PATROCINADORES

  • Toyota
  • Braskem
  • Loterias Caixa

APOIADORES

  • Ajinomoto

PARCEIROS

  • The Adecco Group
  • EY Institute
  • Cambridge
  • Estácio
  • Governo do Estado de São Paulo

FORNECEDORES

  • Max Recovery