O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado na Rodovia dos Imigrantes, zona sul de São Paulo, está novamente com agenda aberta para visitas guiadas de estudantes e escolas. O local voltará a receber visitações após ficar dois anos fechado devido à pandemida da Covid-19.
As visitas ao CT Paralímpico podem acontecer às terças, às 10h, e às quintas, às 14h30. Para agendar uma visita, as instituições de ensino devem entrar em contato pelo e-mail: atendimento.ct@cpb.org.br.
As visitas permitem os alunos conheceram a grande estrutura do CT, com quase 100 mil metros quadrados de área construída, presenciarem treinos de atletas paralímpicos desde as categorias de base até o alto rendimento, e conhecerem mais sobre todas as modalidades paralímpicas.
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem a concessão de uso do CT Paralímpico por cinco anos, que é renovável por mais cinco temporadas. Esse direito foi conquistado por meio de processo de licitação pública junto ao Governo do Estado de São Paulo. Recentemente, o CPB manteve a certificação ISO 9001 pelo seu sistema de gestão ao centro paradesportivo.
O CT Paralímpico ter por missão desenvolver ações que possam posicionar o país entre as maiores potências esportivas do mundo. O objetivo, também, é desenvolver iniciativas que ajudem a massificar o esporte paralímpico no Brasil e auxiliar na inclusão da pessoa com deficiência em nossa sociedade.
Ao todo, o espaço conta com duas quadras de vôlei sentado, quadra de basquete em cadeira de rodas, quadra de rugby em CR, quadra de goalball, 12 mesas de tênis de mesa, dois tatames de judô, seis áreas para halterofilismo, quatro para a esgrima, seis canchas de bocha, centro aquático com uma piscina olímpica e uma semiolímpica, um campo de futebol PC (paralisados cerebrais), um campo de futebol de cegos, duas quadras de tênis em CR, uma pista de atletismo outdoor e outra indoor, academia para apoio condicionamento físico, fitness e fisioterapia, vestiários, centro administrativo, centro de medicina e ciência do esporte, prédio residencial com cerca de 300 leitos, além de área de apoio do Centro de Treinamento.
O CT ainda foi local de concentração e aclimatação de grande parte da delegação brasileira que disputou os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e é sede de grandes competições nacionais e internacionais do paradesporto todo ano.
Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro